Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PMRB mobiliza trabalhadores e comunidade para nova campanha contra paralisia infantil

 A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria  Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quinta-feira, 9, reunião de planejamento com técnicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde para a grande mobilização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil, que começa dia 18 de agosto e vai até 25 de setembro. O mapeamento detalhado das microáreas e a abertura de todos os centros com serviços que vão além da vacinação contra pólio, além de equipes volantes mobilizando e vacinando as crianças de zero a cinco anos são os destaques dessa nova estratégia que pretende elevar ainda mais a cobertura vacinal em Rio Branco.

 A primeira reunião, coordenada pelo secretário Osvaldo Leal, foi realizada no Teatro Plácido de Castro com a presença de pelo menos 250 profissionais de diferentes unidades de saúde da capital. Os centros oferecerão variados serviços como atualização do cadastro do Bolsa Família, instrução sobre saúde bucal, vacinação contra hepatite B, exame de PCCU, teste rápido de glicemia e HIV, entre muitos outros.

 A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

 O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.  “O dia 18 vai ser um dia diferente”, resumiu Betânia Teixeira de Lima, coordenadora municipal do Programa de Imunicação da Semsa.

Sair da versão mobile