Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito em exercício abre Semana do Aleitamento em Rio Branco

 O prefeito em exercício de Rio Branco, Ricardo Araújo, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, e a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Gerlívia Maia, abriram oficialmente nesta quarta-feira, 1, a Semana do Aleitamento Materno. O ato de abertura, denominado “Mamaço”, reuniu profissionais da saúde, técnicos e mães que participam do programa da Rede Amamenta Brasil em unidades de saúde da capital.

 Gerlívia Maia pediu maior envolvimento da sociedade na mobilização por uma amamentação plena.  “Avançamos bem nestes últimos anos mas precisamos ir adiante”, disse Gerlívia, lembrando  em média a amamanetação exclusiva até os seis  meses é de 37% em RioBranco.  A Semana da Amamentação é uma realização da  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)   em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

 Durante a abertura da Semana,   mães lactantes e gestantes foram  homenageadas e incentivadas a continuar com esta prática. É o caso de Rosimeire Sales,  mãe da Heloísa Carioca Maciel, de três meses. “Ela só mama. Não dou outra coisa para ela”, disse Rosimeire, semelhantemente ao exemplo da jovem Ione da Silva, que aos 16 anos é mãe de Ketlen Vitoria, de apenas dezenove dias de nascida.

 Profissionais falaram  dos benefícios da amamentação para a mulher e para a criança, promovendo esclarecimentos e troca de experiências sobre o tema, sorteios e brindes.  
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de  1 a 7 de agosto,  é comemorada há 20 anos em mais de 170 países,  buscando tornar conhecido a todos, a importância desta prática para as mães, as crianças, os serviços de saúde, a sociedade, o planeta. O tema deste ano de 2012 é  “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

“Três de nossas Unidades de Saúde, a Unidade de Referência em Atenção Primária  São Francisco,  centros de saúde Dr. Mário Maia, na Cidade Nova, e  Rosângela Pimentel, no Calafate, estão sendo avaliadas pelo Ministério da Saúde e são candidatas à certificação na Rede Amamenta Brasil, que é uma Política Pública Nacional de Incentivo ao aleitamento Materno nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil”, disse Tereza MontalVerne, da Área Técnica Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semsa.
 
Leite materno é o alimento mais completo para bebês

 O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e contem os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. A prática do aleitamento é milenar, traz reconhecidas vantagens  nutricionais, imunológicas, cognitivas, econômicas e sociais. Estas vantagens são potenciadas quando a amamentação é praticada exclusivamente até os seis meses de vida, e complementada até os dois anos.

 No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1.999. Estados e Municípios estão envolvidos na promoção e apoio a esta prática a partir da implementação da política nacional (Hospital Amigo da Criança/ Rede Amamenta e Alimenta Brasil) e de recomendações a todos os níveis dos serviços de saúde desde  as maternidades até às Unidades Básicas de Saúde.

 Rio Branco tem 12 Centros de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) que funcionam nos centros de saúde, nos quais se preconiza o acompanhamento de crianças que estão em aleitamento materno.  Durante todo o mês de agosto, serão intensificadas atividades de incentivo ao aleitamento materno em várias unidades de saúde, com confraternizações e homenagens às mães lactantes.
Para o prefeito em exercício, a amamentação exclusiva além de todos os benefícios para a saúde da criança, reduz os gastos na rede pública.

Sair da versão mobile