Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PSDB contesta pesquisa do Ibope na Justiça

 O advogado do PSDB, Edinei Muniz, anunciou que ajuizará hoje uma representação na Justiça Eleitoral para impedir a divulgação da pesquisa realizada pelo Ibope para prefeito de Rio Branco. Edinei alega vício de inconstitucionalidade, pois os entrevistados informaram, além do nome do candidato preferido, seus próprios nomes, endereços e telefones. O advogado diz que a pesquisa não poderia ter sido feita de forma identificável, já que o voto é secreto não só na hora da urna, mas durante todo o período eleitoral. Ele teme que a identificação, acabe sendo utilizada pelos candidatos adversários, que poderiam ‘fazer pressão’ nos eleitores nominados pelo Ibope. 

 Segundo advogado, o PSDB tem certeza de que candidato do partido, aparece como primeiro colocado na pesquisa. Mesmo assim, vai tentar impedir a divulgação. “Essa divulgação pode gerar insegurança jurídica e, se o formulário cair em mãos erradas, pode ser usado para prejudicar quem aparece na frente”, alega.

 O advogado diz que desconfia da seriedade do Ibope, “que em 2010 dois dias antes das eleições, deu diferença de 14% entre Tião Viana e Tião Bocalom, mas nas urnas a diferença foi de pouco mais de meio por cento”. Muniz diz  que o formulário da pesquisa do Ibope foi divulgado no site do TRE acreano. 

Sair da versão mobile