Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funtac 25 anos!

Nesses 25 anos, a Funtac, mais do que pesquisa e desenvolvimento tecnológico criou um novo padrão de comportamento em relação às nossas riquezas naturais, criou um novo padrão de gestão pública, refundou um novo conceito de desenvolvimento com base no uso sustentável dos recursos florestais.

Tudo isso iniciado num momento adverso, num momento de negação da floresta, negação do passado florestal do Estado. Momento, onde a floresta representava o atraso ou a decadência econômica.  

E a Funtac demonstrou, a partir do conhecimento técnico-científico, sem negar o conhecimento tradicional, que a floresta é a porta para o futuro do planeta. E justamente por ter ouvido as populações tradicionais, no momento mais adverso, é que fez dessa instituição uma instituição de vanguarda que se diferenciou das demais instituições de pesquisa da Amazônia.

Essa foi uma fase que me marcou profundamente como profissional e como pessoa. Como marcou toda uma geração de profissionais. Foram anos de aprendizado que não se perdem jamais. Na minha concepção esse momento demarcou uma nova trajetória da história do Estado, que faz a diferença até hoje.

Nas diversas áreas em que a Funtac se dedicou, tem deixado contribuições importantes, que se complementam, que vai desde o diagnóstico ambiental, com tecnologias modernas de geoprocessamento, do levantamento em campo com tecnologias de inventários florestais, o planejamento para práticas de uso sustentáveis, com tecnologias para agregar valor aos produtos, para os mais diversos usos, até tecnologia para o monitoramento ambiental e apoio a novas decisões, retroalimentando o ciclo da cadeia de valor dos recursos naturais.

Temos também que destacar o importante apoio e práticas de excelência na área operacional da instituição, com procedimentos que já nos credenciam para implementarmos um processo de certificação de qualidade ISO 9001. Destacando também a dedicação desses profissionais.

Esse conjunto de ações coordenadas gerou diversos produtos, como: o atlas ambiental do Estado do Acre, consolidação do Centro de Treinamento em Manejo Florestal (um dos poucos da Amazônia), os pequenos objetos de madeira, o protótipo de habitação com uso da madeira local, o painel Akã, com resíduos da exploração florestal, os protocolos para coleta, armazenamento e produção de mudas a partir de sementes florestais e micropropagação com uso de substratos alternativos, a produção de fitocosméticos, com base no uso de óleos vegetais, a geração de energia com base na utilização de biomassa (óleos, resíduos florestais) – fogão Geralux, o desenvolvimento de novos materiais construtivos, como a pedra de barro, estudos em geotermia profunda, o controle tecnológico das obras públicas, a coleção de referência, a fábrica de preservativos de Xapuri, a indústria florestal integrada (nossa serraria e marcenaria), a usina de extração de óleos de Rodrigues Alves.

São ações que contribuem para nossas metas estratégicas de aumentar a nossa produção científica e a do Estado, desenvolver novos produtos tecnológicos, aumentar a captação de recursos para a pesquisa, promover a transferência de tecnologia e ampliar o número de pesquisadores com mestrado e doutorado.

São muitos os desafios ainda, para que elevemos o padrão que foi construído ao longo desses 25 anos, essa é a nossa grande responsabilidade. Mas com o apoio que temos do nosso governador Tião Viana, com apoio do governo da presidente Dilma e dos programas do Governo Federal que apoiam a CT&I (Finep, Cnpq), e com apoio dos nossos parceiros vamos avançar cada vez mais.

Nesse sentido, essa obra de arte que é um presente pelos 25 anos da Funtac, simboliza toda essa história e os novos desafios, inclusive o de unir arte e ciência, cultura e ciência. Por isso quero agradecer especialmente ao Bab que conseguiu captar e transmitir isso por meio desse painel feito com resíduos de marcenaria, com 11 diferentes espécies de madeira, com formatos e matizes que compõe o mosaico.
Parabéns a todos vocês funcionários e colaboradores da Funtac! Eu encerro desejando vida longa para Funtac!   

Luiz Augusto Mesquita de Azevedo
Diretor-Presidente da Funtac

Sair da versão mobile