Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto descobre talentos do esporte na periferia da Capital

Esportes2709A direção da Escola Municipal Pedro Martinello transformou o esporte em ferramenta para ocupar o tempo dos alunos. Com as atividades, os estudantes da periferia de Rio Branco têm aulas gratuitas de Taekwondo. A modalidade já revelou talentos. Entre os participantes, há esportistas que estão disputando os Jogos Escolares deste ano.

O projeto funciona todos de segunda à sábado na própria instituição de ensino.  Segundo a coordenadora, Dilma Margarete, o projeto ocupa o tempo ocioso dos participantes. “É muito importante que esses alunos tenham uma atividade a mais fora a escola. Eles costumam ficar muito tempo na rua”, salientou.

A atividade conta com a parceria do professor Leilândio Castro, que voluntariamente, treina os pequenos atletas. Cerca de 20 alunos participam ativamente dos treinos. O projeto teve início em março deste ano e já rendeu bons frutos. “Temos atletas aqui medalhistas de ouro e prata em jogos estaduais e outros intermediários. Até as meninas participam”, disse, orgulhoso, o treinador Leilândio.

A adolescente Thalita Oliveira está entre os medalhistas. “Ganhei a prata em um campeonato intermediário na cidade. Tenho 14 anos e gosto praticar artes marciais. Quando soube dos treinos, logo me matriculei. Não vou participar dos jogos escolares pela minha idade. Vou para o Estadual, que vai ser agora dia 29 e 30. Quero trazer medalhas”, enfatizou. (Janine Brasil / Portal da Amazônia)

Sair da versão mobile