Auxiliar o tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Essa é a função principal do Kinesio Taping, uma técnica oriental que utiliza fitas adesivas nos atletas de todo o mundo. No próximo final de semana, Rio Branco vai receber o curso Bandagem Funcional Elástica Kinesio Taping, que será ministrado pelo fisioterapeuta Gustavo Pilon, do Espírito Santo.
Segundo o fisioterapeuta Leyf Barros, que está trazendo o curso à capital acreana, essa é uma forma dos profissionais da área se aperfeiçoarem com essa nova técnica. “O curso é destinado aos fisioterapeutas, educadores físicos e médicos na área de ortopedia”, disse.
Barros afirmou que o Kinesio taping não utiliza nenhuma substância química nas bandagens, sendo consideradas terapêuticas. “É uma forma de melhorar a potência muscular, eliminar a dor e tirar o inchaço dos atletas”, completou.
Mais sobre Kinesio
Criada na década de 1970 pelo japonês Kenzo Kase, a fita elástica é mais resistente que as usuais e tem uma qualidade extremamente vantajosa: ela não restringe o movimento.
O método foi concebido a partir de faixas elásticas adesivas aplicadas sobre e ao redor dos músculos e está embasado no Conceito de Estimulação Tegumentar (CET). Foi projetado para os atletas profissionais, atletas olímpicos e pessoas ativas em todo o mundo para que se recuperem mais rapidamente sem parar de treinar.