26 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre recebe visita de Pesquisadores do INPE e da Universidade de Maryland

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
27/09/2012 - 18:19
Manda no zap!CompartilharTuitar

Uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) esteve em visita à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) nos dias 24 e 25 deste mês, propondo a elaboração de um termo de entendimentos para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à capacidade de dispersão do fogo nas áreas florestais do Estado. O objetivo é analisar as emissões de gases e partículas emitidos pelas queimadas para avaliação da qualidade do ar, além de realizar transferência de tecnologias e desenvolvimento de capacitação técnica, visando aperfeiçoar a coleta de dados para o monitoramento de queimadas.
maryland - FOTO ASSESSORIA SEMA
O pesquisador da Universidade de Maryland, Wilfrid Schroeder, também acompanhou a equipe do INPE na visita, com a proposta de elaborar um vínculo formal de colaboração com o Estado do Acre para monitoramento dos incêndios florestais, expondo novas tecnologias utilizáveis a partir do cruzamento de dados de satélites.

Em resumo, o Estado contará com a possibilidade de um trabalho conjunto envolvendo o INPE, a Sema, o IMC (Instituto de Mudanças Climáticas), o Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), visando o acompanhamento da dispersão do fogo, formas de controle, indicadores de monitoramento e capacitação técnica.

Segundo Vera Reis, assessora técnica da Sema, os dados científicos que estão sendo coletados servem para avaliar não apenas o comportamento do fogo em nossas florestas, mas principalmente nossa capacidade de resposta a este tipo de evento. Ela avalia que “antes das mudanças ambientais rigorosas que vem ocorrendo desde 2005, o fogo não conseguia atingir a cobertura florestal, porque ela era mais compacta e, portanto, mais capaz de reter umidade. Após 2005, com processos mais intensos de desmatamento e fragmentação, a floresta começou a se tornar suscetível, com o sol incidindo diretamente sobre a matéria orgânica depositada no solo, transformando o que era antes um isolante térmico natural em combustível perfeito para incêndios. O resultado é que o fogo está se expandindo com muita facilidade e ainda não temos dados suficientes para prever este comportamento.”

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para José Carlos dos Santos, Coordenador de Pesquisas de Biomassa do INPE, além de realizar estudos sobre as condições da serrapilheira (revestimento superficial do solo, composto por materiais orgânicos em decomposição) outro objetivo importante é o de quantificar e qualificar os gases emitidos pelas queimadas: “Quando alguém queima uma determinada área é possível mensurar a quantidade de gases poluentes que irão para a atmosfera, comprometendo ou não a qualidade do ar que respiramos. Deste modo, o estudo é muito importante, porque possibilita que possamos acionar os órgãos competentes em uma situação extrema causada por grandes incêndios florestais.

A Importância da serrapilheira
Serrapilheira, ou manta morta  é a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo, sendo a principal via de retorno de nutrientes.

A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois atenua os processos erosivos, fornece substâncias que agregam as partículas do solo (tornando-o estruturalmente mais estável), funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo age como uma barreira que evita a intensa dissolução pela ação das chuvas, retendo considerável proporção de água e reduzindo a evaporação do solo. (Maurício de Lara Galvão / Assessoria Sema)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Roda Cultural do Clube do Samba Acre homenageia mulheres

Próxima Notícia

Perpétua Almeida questiona presença de tropas estrangeiras em serviços na calha do Rio São Francisco

Mais Notícias

Último dia de Ecoflores tem opções de lazer e entretenimento no Horto Florestal
Destaques Cotidiano

Feira Ecoflores inicia nesta quarta no Horto com programação internacional e expectativa de 20 mil visitantes

25/06/2025
Com apresentação de quadrilhas e shows, Arraial Cultural começa na terça-feira; veja programação completa
6º destaque

Arraial Cultural segue nesta quarta com shows, concurso de quadrilhas e brincadeiras na Gameleira

25/06/2025
DJ acreana promove oficina exclusiva para mulheres em Rio Branco
Destaques Cotidiano

DJ acreana promove oficina exclusiva para mulheres em Rio Branco

25/06/2025
Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes
5º destaque

Cobertura vacinal contra dengue no Acre é baixa; apenas 22% das crianças e adolescentes tomaram a 1º dose

25/06/2025
Rio Branco sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus por Pix
2º destaque

Rio Branco sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus por Pix

25/06/2025
Acre tem mais de 75% dos municípios com adesão à Política Nacional Aldir Blanc; cinco ainda não enviaram solicitação
Geral

Todos os municípios do Acre aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

25/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Perpétua Almeida questiona presença de tropas estrangeiras em serviços na calha do Rio São Francisco

Miss Acre diz não ligar para piadas sobre inexistência do Estado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre