Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre vai receber 2.340 cápsulas de remédio para tratamento de Alzheimer

RemédiosA última sexta-feira, dia 21 de setembro, foi o Dia Mundial do Alzheimer. E, para marcar a data, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai entregar uma remessa com mais de 6 milhões de cápsulas de rivastigmina, que é o remédio que combate a progressão da referida doença. As cápsulas foram encomendadas pelo Governo Federal junto ao Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria Estadual do Rio de Janeiro.  O laboratório deve entregar as cápsulas até o fim desta semana.

A rivastigmina é o medicamento mais convencional para o controle e tratamento do Alzheimer. Ela possui 4 concentrações: 1,5 miligrama (mg); 3 mg; 4,5 mg e 6 mg. Esse carregamento de 6 milhões de cápsulas será distribuída para 1,2 milhão de pessoas em todo o país. Dele, o Acre vai receber 2.340 cápsulas do remédio, das quais 1.440 cápsulas serão na concentração de 1,5 mg e as outras 900 serão na concentração de 4,5 mg. Vale destacar que o número de cápsulas que será enviada para cada estado brasileiro varia de acordo com a sua necessidade.

O Instituto Vital Brazil é o único laboratório oficial do país que é responsável pela produção do remédio. O Brasil necessita da produção de 25 milhões de cápsulas anuais para atender a sua demanda de pacientes de Alzheimer: 6 milhões de pessoas.  Neste ano, o Vital Brazil já entregou 2 remessas de 6 milhões de cápsulas do remédio: uma em junho e esta agora. Para a fabricação da rivastigmina,  a União desembolsou R$ 10 milhões em 2011 e mais R$ 70 milhões neste ano.

Antes de o Vital Brasil entrar no mercado, o SUS não podia atender os pacientes de Alzheimer comprando a rivastigmina de empresas particulares (com preços exorbitantes). O tratamento era denominado de ‘baixo custo’. Mas agora a situação mudou. O tratamento é completo.

O Alzheimer é uma doença degenerativa incurável que afeta, geralmente, idosos. Ela perturba múltiplas funções cognitivas do paciente, tal como memória, atenção, aprendizado, cálculo e linguagem. Num estado muito avançado, a demência incapacita a pessoa afetada.

No Acre, a Associação Brasileira de Alzheimer Regional Acre (Abraz), junto com o Hospital do Idoso, comemorou o Dia Nacional e Internacional da doença com ações de sensibilização, na quinta (20), sexta (21) e ontem (22). O evento teve por objetivo divulgar informações sobre o mal de Alzheimer para a população, por meio de panfletagens em espaços públicos, palestras em igrejas e atividades de lazer abertos ao público, com música ao vivo e sorteios.

Sair da versão mobile