Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim assina ordem de serviço para reforma do Cacimbão da Capoeira

Ordem de serviçoO prefeito Raimundo Angelim assinou hoje pela manhã, 24, ordem de serviço para reforma do Cacimbão da Capoeira. A solenidade contou com a presença da secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Cláudia Cunha; da diretora presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, Eurilinda Maria Gomes Figueiredo; de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do presidente da associação de moradores do bairro Capoeira, Márcio Conde, além de representantes da sociedade civil organizada.

Em sua fala, Angelim destacou que foi feito um estudo minucioso para que se pudesse dar início ao trabalho de recuperação da área. Os terrenos ao redor do Cacimbão foram desapropriados, significando uma ampliação de 399,57 metros quadrados do local. Quando concluída, a obra ocupará uma área total de 634,84 metros quadrados.

“Queríamos fazer uma obra definitiva. Às vezes, a pressa por fazer não leva em conta a história e a identidade do local. Esperamos com esta obra resgatar a memória e as relações sociais que foram construídas, tendo o Cacimbão da Capoeira, como espaço de encontro”, destacou Angelim.

As principais ações desenvolvidas no Cacimbão da Capoeira dizem respeito à incorporação do terreno próximo, o que permitirá a melhoria da circulação, o paisagismo e a visibilidade do espaço. Além disso, o local ganhará um mirante com guarda-corpo em tubos de ferro galvanizado e tijolo maciço. As escadas existentes serão substituídas por rampas e patamares com finalidade de diminuir o desnível existente entre a rua e o Cacimbão. O piso em madeira será substituído por tijolos maciços.

Toda a Cacimba será recuperada, as cerâmicas existentes serão trocadas e o piso da escadaria será substituído. No local também será construído um quiosque de lanche. A obra está orçada em R$ 288.422,17 e será entregue em dezembro.

O presidente da associação de moradores do bairro Capoeira, Márcio Conde, destacou que a obra era uma reivindicação antiga dos moradores, mas mesmo assim “Nunca deixamos de acreditar que a obra sairia. Quero agradecer ao prefeito Angelim e aos secretários, e dizer que a recuperação do Cacimbão da Capoeira, é também a recuperação da história do bairro e de nossa cidade”.

Cacimbão da Capoeira – Fundado em 1927, por Hugo Carneiro, e tombado pelo Patrimônio Histórico em 9 de junho de 1984, o Cacimbão da Capoeira abasteceu a cidade de Rio Branco durante 30 anos. O Cacimbão ficava às margens da zona urbana e fornecia água potável às residências através dos aguadeiros que transportavam nos ombros ou no lombo de burros, água até os domicílios. Está localizado a Rua Manoel Cezário, s/n.º, no bairro Capoeira, com regular linha de ônibus no perímetro urbano. (Aquinei Timóteo / Ascom PMRB)

Sair da versão mobile