X

Angelim entrega creche Sagrado Coração de Maria reformada

O prefeito Raimundo Angelim reinaugurou nesta quarta-feira, 26, a Creche Sagrado Coração de Maria, localizada na rua Floriano Peixoto, no Centro. A unidade atende 60 crianças de até três anos com atividades lúdicas e educacionais dentro dos parâmetros de ensino específicos. A solenidade contou com a participação da secretária municipal de Educação, Marília Leite Vilas Boas; da secretária de Obras, Cláudia Cunha; da coordenadora da creche, Iricélia Silva; além de servidores, pais e avós de alunos.

Construída em alvenaria, a obra conta com refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha, despensa e ampla sala de leitura. As crianças entram às 7 horas e saem às 17. Ao longo do dia recebem quatro refeições (café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), descansam  ou dormem ao som de música ambiente. Cada sala de aula conta com dois professores – dois pela manhã e dois à tarde.

Para Sueli Soares, avó da pequena Dhiovana, a creche funciona como um espaço de amadurecimento para as sé-ries posteriores. “Aqui, minha neta encontra um espaço propício para que ela possa desenvolver todas as suas potencialidades. Na creche ela brinca, se diverte e estuda. Com certeza, quando minha neta chegar à primeira série não terá dificuldade. Acho que isso se deve ao grande trabalho do prefeito Raimundo Angelim e de sua equipe. O seu trabalho ficará como um legado muito importante para a nossa cidade”, destacou.

As principais intervenções feitas na creche Sagrado Coração de Maria dizem respeito à construção de parquinho infantil, recuperação da cobertura e esquadrias (portas e janelas), substituição do piso existente por novo piso cerâmico, recuperação do muro, pintura geral de toda edificação e revisão das instalações elétricas.

“Se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse o prefeito da capital acreana, ao fazer especial referência às pessoas que trabalham nas creches, local em que “a dedicação é de 100%”. “Devemos estar assim, sempre com o coração aberto às boas coisas”. E o prefeito acrescenta, enfatizando que a “creche é o primeiro local de contato da criança com o ensino-aprendizagem, daí a importância desses profissionais, na qualidade e na formação das crianças”.

Gestão de Angelim transformou o sistema de creches
A evolução do sistema de creches é visível em Rio Branco. Em 2004, quando assumiu a prefeitura, Angelim encontrou sete estabelecimentos do gênero, mas todos sem as condições para atendimento às crianças. Hoje, são doze creches. As unidades eram administradas pela Secretaria de Ação Social e foram transferidas para a Secretaria Municipal de Educação.
Após deixarem a creche, as crianças seguem para as etapas iniciais do ensino infantil, modalidade que Rio Branco avança sistematicamente. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os alunos das primeiras e quartas sé-ries da capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. Os números mostram que 67% de todas as crianças deixaram a 1ª série totalmente alfabetizadas.
O Pacto pela Educação assinado entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na Capital. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: