Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim entrega creche Sagrado Coração de Maria reformada

O prefeito Raimundo Angelim reinaugurou nesta quarta-feira, 26, a Creche Sagrado Coração de Maria, localizada na rua Floriano Peixoto, no Centro. A unidade atende 60 crianças de até três anos com atividades lúdicas e educacionais dentro dos parâmetros de ensino específicos. A solenidade contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Marília Leite Vilas Boas; da secretária de Obras, Cláudia Cunha; da coordenadora da creche, Iricélia Silva; além de servidores, pais e avós de alunos.
Creche sagrado 2
Construída em alvenaria, a obra conta com refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha, despensa e ampla sala de leitura. As crianças entram às 7 horas e saem às 17. Ao longo do dia recebem quatro refeições (café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), descansam  ou dormem ao som de música ambiente. Cada sala de aula conta com dois professores – dois pela manhã e dois à tarde.

Para Sueli Soares, avó da pequena Dhiovana, a creche funciona como um espaço de amadurecimento para as séries posteriores. “Aqui, minha neta encontra um espaço propício para que ela possa desenvolver todas as suas potencialidades. Na creche ela brinca, se diverte e estuda. Com certeza, quando minha neta chegar à primeira série não terá dificuldade. Acho que isso se deve ao grande trabalho do prefeito Raimundo Angelim e de sua equipe. O seu trabalho ficará como um legado muito importante para a nossa cidade”, destacou.

As principais intervenções feitas na creche Sagrado Coração de Maria dizem respeito à construção de parquinho infantil, recuperação da cobertura e esquadrias (portas e janelas), substituição do piso existente por novo piso cerâmico, recuperação do muro, pintura geral de toda edificação e revisão das instalações elétricas.
 “Se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse o prefeito da capital acreana, ao fazer especial referência às pessoas que trabalham nas creches, local em que “a dedicação é de 100%”. “Devemos estar assim, sempre com o coração aberto às boas coisas.” E o prefeito acrescenta, enfatizando que a “creche é o primeiro local de contato da criança com o ensino-aprendizagem, daí a importância desses profissionais, na qualidade e na formação das crianças.”

Gestão de Angelim transformou o sistema de creches
A evolução do sistema de creches é visível em Rio Branco. Em 2004, quando assumiu a prefeitura, Angelim encontrou sete estabelecimentos do gênero, mas todos sem as condições para atendimento às crianças. Hoje, são doze creches. As unidades eram administradas pela Secretaria de Ação Social e foram transferidas para a Secretaria Municipal de Educação.

Após deixarem a creche, as crianças seguem para as etapas iniciais do ensino infantil, modalidade que Rio Branco avança sistematicamente. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os alunos das primeiras e quartas séries da capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. Os números mostram que 67% de todas as crianças deixaram a primeira série totalmente alfabetizadas.

O Pacto pela Educação assinado entre a prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na capital. Segundo o acordo, são investidos mais de R$ 39 milhões no ensino fundamental e médio. (Ascom PMRB)

Creche sagrado 3

Creche sagrado 4

Sair da versão mobile