O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta terça-feira, 18, a quadra de grama sintética do bairro Tangará, localizada na rua Isaura Parente, ao lado da sede da Associação dos Municípios do Acre. A quadra leva o nome de João Carlos Del Aguila, em homenagem ao professor universitário que presidiu, por dois mandatos, a associação de moradores daquele bairro.
A obra custou R$259.673,26, sendo R$249.256,59 em recursos do Ministério do Esporte obtidos através de emenda parlamentar proposta pelo então deputado Sergio Petecão. A cerimônia reuniu a secretária de Obras, Claudia Cunha; o Pastor Bezerrinha, representante do Gabinete do Senador Sergio Petecão; Francisco Del Aguila, irmão do homenageado; Afrânio Lima, presidente em exercício da Fundação Garibaldi Brasil; Francisco “Barroso”, presidente da Associação de Moradores do Bairro Tangará; Gilson Albuquerque, presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb); lideranças comunitárias, moradores, gestores públicos, empresários e alunos da escola Sheila Nasserala, que fica ao lado da quadra.
A área de intervenção é de 1.513 metros quadrados, sendo 800 m2 de quadra e 513 m2 de entorno. A quadra, a primeira de Rio Branco a ser construída em grama sintética pela Prefeitura, tem dimensão de 20x40m e área de escape de 1m lateral e fundo para cada lado; 800 m2 de grama sintética em monofilamento de 52 mm na cor verde, com demonstrações em faixas brancas. Foi implantado amortecedor de impactos. O piso é de concreto especial para gramado sintético composto de uma camada de 6cm de concreto.
Foram realizados outras ações como construção de 120 metros lineares de muretas, rebocados e pintados com tinta especial na cor verde; instalação de 240 metros de alambrados com altura de 2m; instalação de 600m2 de redes de proteção em tela PVC na cor verde, fixadas com arames nas laterais e fundos da quadra e 800m2 suspensas com cabo de aço para cobertura da quadra; instalação de torres de iluminação com 10 metros de altura, onde serão instalados refletores em cada poste com lâmpadas de vapor metálico de 400w; confecção de um par de traves de futebol medindo 5×2,2x1m estilo europeu pintada na cor branca, incluindo a instalação de rede poliéster fio 5mm. Além disso, foram feitas melhorias no entorno da quadra com a instalação de piso em placas de concreto para circulação, bancos de concreto e jardim gramado.
“É uma importante homenagem que nossa família recebe com muita alegria”, disse Francisco Del Aguila, lembrando que seu irmão, João Carlos, nasceu em Brasiléia em abril de 1954 e faleceu em Rio Branco há cinco anos. João foi professor de Geografia na Universidade Federal do Acre (Ufac) por vários anos e atuou como líder comunitário no Tangará, mantendo uma luta pela melhoria da qualidade de vida daquela comunidade.
Na quadra, conforme lembrou Claudia Cunha, não se pode deixar latas, copos, pacotes nem fumar ou mascar chicletes porque podem cair e prejudicar o material. “Nós precisamos zelar por este espaço”, pediu o prefeito. “Aqui vão desfrutar que não pode pagar porque é público”, disse Bezerrinha. Uma partida de futebol soçaite entre Juventus e Atlético Acreano marcou a inauguração e foi transmitida pela Rádio Alvorada. (Ascom PMRB)