10 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim visita e reconhece esforço de escolas com melhor Ideb em Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/09/2012 - 05:14
Manda no zap!CompartilharTuitar

ESC Peregrino -10O prefeito Raimundo Angelim visitou nesta quinta-feira, 13, as três escolas de melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Acre, todas da rede municipal de ensino de Rio Branco. A visita começou pela escola Chico Mendes, no bairro Santa Inês, passou pela escola Luiz de Carvalho de Fontenele, na Rua Hugo Carneiro, e chegou à escola Padre Peregrino, no conjunto Tucumã. A Escola Chico Mendes obteve nota 5,5; a Luiz Fontenele 5,3 e a Padre Peregrino alcançou a melhor nota, 6,0.

Com o esforço de escolas como estas, Rio Branco saiu da 27ª colocação em 2005 para a 8ª posição no ranking  de 2011. O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação  em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do MEC a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho em avaliações como  o Saeb – para as unidades da federação e para o país – e a Prova Brasil  para os municípios.

A Escola Padre Peregrino figura no ranking das melhores unidades de ensino públicas do Acre, segundo o Ideb. Afinal, nota 6,0 é muito melhor que a média  de escolas de muitos Estados e até mesmo a  de Rio Branco propriamente (4,8 pontos)  mas há um diferencial porque essa unidade enfrentou sérios problemas no ano passado por conta de uma ampla reforma e ampliação realizada pela prefeitura. “Ainda assim, com alunos distribuídos por quatro lugares diferentes, a escola alcançou bom rendimento”, observou a diretora Vilma Soares. “Mesmo em momentos difíceis vocês não deixaram cair a qualidade do ensino”, completou o prefeito Angelim.

Com seus 500 alunos, pôr em execução o planejamento e a prática pedagógica, valorizando a leitura  e a literatura, foram os ingredientes que levaram a Padre Peregrino  à primeira posição no ranking estadual, empatando apenas com uma escola de Brasiléia.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O quadro no hall de entrada da escola mostra a importância da leitura e da literatura na vida dos estudantes. O jovem Emmanoel Victor de Freitas compôs o melhor poema  no projeto “Poetas da Escola”  ao escrever “Como gosto desse lugar”, em que exalta Rio Branco e seus equipamentos históricos.
 
Chico Mendes é uma escola dinâmica
O bairro Santa Inês é uma região pobre mas que vive profundas transformações socioeconômicas por conta dos investimentos que Prefeitura e Governo do Estado vem realizando. Com nota 5,5 no Ideb, a escola Chico Mendes tem como  carro-chefe do bom resultado, segundo a diretora Suzulei Lafuente, “a consciência de que todos somos responsáveis  pela qualidade do ensino”. Assim, estabeleceu-se um conteúdo curricular pragmático garantindo planejamento e qualidade, com eixos de gestão do currículo e material e equipamento para o professor trabalhar.

Fundada em 30 de setembro de 1994 pelo então prefeito Jorge Viana, a  escola abriu-se para a comunidade emprestando seus equipamentos para uso geral nos fins de semana. O fato de que 180 crianças estão na escola em período integral, diz a diretora, contribui significativamente para que as crianças elevem a aprendizagem. Trata-se do programa Mais Educação.

Mas não é só isso: alguns anos depois da fundação da escola, em meio à série de dificuldades, o então diretor Jairo Antônio  Nogueira conseguiu recursos para comprar uma bicicleta e com visitar as  casas dos alunos que faltavam com frequência. Desde então, criou-se uma cultura de que o dirigente vai em busca do aluno faltoso visando saber o que está acontecendo e o que é possível fazer para mantê-lo em sala de aula. “Eu já usei minha moto para fazer isso”, disse Suzu-lei. Os resultados desse envolvimento é, além do bom Ideb, é uma frequência que beira os 94%. Angelim gostou do que viu e ouviu – alunos e professores motivados: “cada dificuldade é um desafio e vocês tem vencido”, disse o prefeito ao agradecer o esforço dos professores, gestores e trabalhadores daquela unidade. (Ascom PMRB)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre tem segundo maior crescimento do Varejo em julho, destaca o IBGE

Próxima Notícia

Policiais vão receber gratificação de risco igualitária a partir de 2013

Mais Notícias

Com 120 cirurgias previstas, mutirão ginecológico do governo transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima
6º destaque

Com 120 cirurgias previstas, mutirão ginecológico do governo transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

10/05/2025
Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe, Acre intensifica ação com mutirões
2º destaque

Acre decreta situação de emergência devido a aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave e superlotação de leitos de UTI

10/05/2025
Hospital da Mulher e da Criança do Juruá oferece café da manhã em homenagem às mães doadoras do banco de leite
3º destaque

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá oferece café da manhã em homenagem às mães doadoras do banco de leite

10/05/2025
Regras para aposentadoria em 2025: entenda o que pode mudar e como se preparar
Destaques Cotidiano

Primeiros R$ 292 milhões serão devolvidos a partir do dia 26

10/05/2025
INSS: aposentados terão dinheiro de volta; saiba como solicitar reembolso
Destaques Cotidiano

Valores do INSS de volta? Saiba como usar o Meu INSS para conferir restituição de descontos indevidos

10/05/2025
Tacacá em pó leva o sabor do Acre para o mundo. VÍDEO
5º destaque

Tacacá em pó leva o sabor do Acre para o mundo. VÍDEO

10/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Policiais vão receber gratificação de risco igualitária a partir de 2013

TJAC explica o procedimento de pagamento de precatórios

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre