Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim visita e reconhece esforço de escolas com melhor Ideb em Rio Branco

ESC Peregrino -10O prefeito Raimundo Angelim visitou nesta quinta-feira, 13, as três escolas de melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Acre, todas da rede municipal de ensino de Rio Branco. A visita começou pela escola Chico Mendes, no bairro Santa Inês, passou pela escola Luiz de Carvalho de Fontenele, na Rua Hugo Carneiro, e chegou à escola Padre Peregrino, no conjunto Tucumã. A Escola Chico Mendes obteve nota 5,5; a Luiz Fontenele 5,3 e a Padre Peregrino alcançou a melhor nota, 6,0.

Com o esforço de escolas como estas, Rio Branco saiu da 27ª colocação em 2005 para a 8ª posição no ranking  de 2011. O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação  em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do MEC a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho em avaliações como  o Saeb – para as unidades da federação e para o país – e a Prova Brasil  para os municípios.

A Escola Padre Peregrino figura no ranking das melhores unidades de ensino públicas do Acre, segundo o Ideb. Afinal, nota 6,0 é muito melhor que a média  de escolas de muitos Estados e até mesmo a  de Rio Branco propriamente (4,8 pontos)  mas há um diferencial porque essa unidade enfrentou sérios problemas no ano passado por conta de uma ampla reforma e ampliação realizada pela prefeitura. “Ainda assim, com alunos distribuídos por quatro lugares diferentes, a escola alcançou bom rendimento”, observou a diretora Vilma Soares. “Mesmo em momentos difíceis vocês não deixaram cair a qualidade do ensino”, completou o prefeito Angelim.

Com seus 500 alunos, pôr em execução o planejamento e a prática pedagógica, valorizando a leitura  e a literatura, foram os ingredientes que levaram a Padre Peregrino  à primeira posição no ranking estadual, empatando apenas com uma escola de Brasiléia.

O quadro no hall de entrada da escola mostra a importância da leitura e da literatura na vida dos estudantes. O jovem Emmanoel Victor de Freitas compôs o melhor poema  no projeto “Poetas da Escola”  ao escrever “Como gosto desse lugar”, em que exalta Rio Branco e seus equipamentos históricos.
 
Chico Mendes é uma escola dinâmica
O bairro Santa Inês é uma região pobre mas que vive profundas transformações socioeconômicas por conta dos investimentos que Prefeitura e Governo do Estado vem realizando. Com nota 5,5 no Ideb, a escola Chico Mendes tem como  carro-chefe do bom resultado, segundo a diretora Suzulei Lafuente, “a consciência de que todos somos responsáveis  pela qualidade do ensino”. Assim, estabeleceu-se um conteúdo curricular pragmático garantindo planejamento e qualidade, com eixos de gestão do currículo e material e equipamento para o professor trabalhar.

Fundada em 30 de setembro de 1994 pelo então prefeito Jorge Viana, a  escola abriu-se para a comunidade emprestando seus equipamentos para uso geral nos fins de semana. O fato de que 180 crianças estão na escola em período integral, diz a diretora, contribui significativamente para que as crianças elevem a aprendizagem. Trata-se do programa Mais Educação.

Mas não é só isso: alguns anos depois da fundação da escola, em meio à série de dificuldades, o então diretor Jairo Antônio  Nogueira conseguiu recursos para comprar uma bicicleta e com visitar as  casas dos alunos que faltavam com frequência. Desde então, criou-se uma cultura de que o dirigente vai em busca do aluno faltoso visando saber o que está acontecendo e o que é possível fazer para mantê-lo em sala de aula. “Eu já usei minha moto para fazer isso”, disse Suzu-lei. Os resultados desse envolvimento é, além do bom Ideb, é uma frequência que beira os 94%. Angelim gostou do que viu e ouviu – alunos e professores motivados: “cada dificuldade é um desafio e vocês tem vencido”, disse o prefeito ao agradecer o esforço dos professores, gestores e trabalhadores daquela unidade. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile