Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Antes de transplante de rim, menina do Acre conhece costumes do RS

Trajes típicos gaúchos são a maior atração para os turistas no Acampamento Farroupilha. Pessoas das mais variadas origens pedem para tirar fotos ao lado do gaúcho e da prenda no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. As belas roupas atraem também a menina Nicole Maria Moura de Pinho, de 4 anos.
meinina doação de rim - g1
“Vi você dançando. É uma princesa”, diz ela, pulando para o colo de Thaís Bastos, escolhida a Prenda dos Festejos Farroupilhas em 2012.

A pequena Nicole não é apenas uma turista. Nascida no Acre, foi trazida pelos pais ao Acampamento para passar o tempo. Na próxima quinta-feira (13), Nicole será submetida a um transplante de rim no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, após ter diagnosticada uma doença renal.

O doador será o pai, Fredson Saldanha Pinho, 31 anos. Eles estão na capital gaúcha acompanhados de Vanessa da Silva Moura, 26 anos, mãe da menina, e por uma tia, que prestará cuidados ao pai logo depois do transplante.

A família foi ao Acampamento a convite da ONG Via Vida. A organização recebeu a família há três meses e está fornecendo hospedagem e alimentação. Após o transplante, serão mais três meses no Rio Grande do Sul, quando pai e filha estarão em recuperação.

Enquanto aguardam pela internação, eles passeiam contentes pelo Parque. No Acampamento, viram apresentações típicas e até provaram o chimarrão.

“É tudo bem bonito, bem diferente. Os trajes são diferentes, achei também diferente o churrasco feito no chão. Provamos o chimarrão, achamos bem bom. Já estamos acostumados a beber tererê”, conta Vanessa.

A ONG Via Vida nasceu em 2000 e promove a doação de órgãos e tecidos no estado do Rio Grande do Sul. A organização tem uma pousada em Porto Alegre e oferece hospedagem gratuita para pessoas sem condições financeiras.

Doações podem ser feitas pela internet, por depósito bancário ou na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.viavida.org.br  ou pelo telefone (51) 33334519.  (Gabriel Cardoso – G1/RS)

Sair da versão mobile