Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Boletim de preços aponta aumento na área plantada de feijão no Acre

Já está disponível a terceira edição do Boletim de Preços de Produtos Agropecuários e Florestais do Acre, editado pela Embrapa e Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC). Além da cotação de preços, o boletim traz uma análise do comportamento de mercado para alguns produtos. Este mês, foi realizada uma análise conjuntural para as cadeias produtivas do abacaxi e do feijão.

“A evolução da área plantada no Estado entre 2000 e 2010, indica que desde o ano de 2007 vem ocorrendo aumento na área com o plantio de abacaxi nas regionais do Baixo Acre, Tarauacá e Envira e Juruá”, afirma o analista da Embrapa Acre, Márcio Bayma, editor técnico do Boletim.

A produção de feijão tem sofrido variações. “Em 2001, a produção alcançou 19.408 toneladas, desde então se pode observar um declínio na área plantada até o ano de 2009, quando foi registrada uma produção de 9.014 toneladas. Em 2010, a produção foi de 12.283 toneladas, observando-se uma retomada na área plantada com feijão da ordem de 26,61% em relação ao ano anterior, dando-se destaque às regionais de Tarauacá e Envira e Alto Acre, que aumentaram suas áreas de produção em 42,36% e 30,63%, respectivamente”, declara o analista.

Foram coletadas informações nas cidades de Brasileia, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, com o apoio da FAEC, além da utilização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e da Central de Abastecimento de Rio Branco, AC (Ceasa). Foram avaliados os preços de produtos agropecuários como banana, mandioca, café, farinha, feijão, aves, bovinos e também de produtos florestais, como madeira, castanha-do-brasil, borracha, açaí, entre outros.

O boletim está publicado na página da Embrapa Acre www.cpafac.embrapa.br e da FAEAC www.faeac.org.br. (Hugo Kern / Embrapa Acre)

Sair da versão mobile