Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bomba da ETA II queima e o período para água chegar às casas será maior

AguaUma das bombas da torre de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA II) queimou, acarretando a perda da capacidade de captar 250 litros de água por segundo. Alguns bairros situados na parte alta de Rio Branco receberão uma quantidade de água menor. A partir de agora, os consumidores devem economizar no consumo do produto.

Segundo Felismar Mesquita, diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), mesmo com o problema, os bairros irão receber o abastecimento. “Nenhuma parte da cidade vai ficar sem água. O que irá acontecer é uma intermitência maior do que o normal, ou seja, o intervalo do abastecimento vai aumentar. Esperamos solucionar este problema o mais breve possível, mas o período para a manutenção no equipamento, que teve um sinistro, será de 30 dias”.

A dificuldade de a água chegar aos bairros atingirá os usuá-rios. “A parte alta da cidade é onde geralmente há mais dificuldade no acesso à água. Nestes locais, a água precisa de mais força para chegar às residências. A região do setor Placas, São Francisco, Universitário, Distrito Industrial, Tucumã e Floresta vão ficar com intermitência maior até resolvermos o problema desta bomba”, explicou o diretor.

Felismar pede que os usuários economizem água. “Solicitamos que a população ajude o sistema. Se continuarem neste ritmo, utilizando a água sem o devido aproveitamento, com certeza esse líquido esbanjado vai faltar para alguém. Precisamos, nesse momento, economizar água e usar a nossa reserva. Se a pessoa tem a prática, por exemplo, de usar 200 litros de água por dia, terá que reduzir para 100 litros”.

Sair da versão mobile