Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Brasil reconhece ‘Seringueiros Soldados da Borracha’ como heróis da Pátria

Após anos de espera, os “Seringueiros Soldados da Borracha” foram rPanteão 2econhecidos como aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. A solenidade, nesta terça-feira (4), no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília, foi acompanhada por 16 seringueiros do Acre e Rondônia. No total, 65 mil “Soldados da Borracha” tiveram seus nomes incluídos na história do Brasil.

Jovens da região norte e nordeste que foram convocados, à época da 2ª Guerra Mundial, para servirem no esforço de guerra para a produção de borracha nos seringais da Amazônia.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), autora da Lei nº 12447/11 que inscreveu o nome do grupo “Seringueiros Soldados da Borracha” no Livro dos Heróis da Pátria, disse emocionada que o ato era uma tentativa de reconhecer parte do nobre esforço de homens e mulheres que contribuíram na defesa e proteção da Pátria.

“Ao incluir na história oficial do Brasil essa valorosa contribuição dos seringueiros estamos caminhando para fazer justiça ao trabalho e esforço destes homens”.

Depois de viver 34 anos no seringal trabalhando na produção extrativista do látex, a acreana Vicência Bezerra da Costa, 80 anos, que representou os seringueiros de Xapuri, afirmou está satisfeita e realizada com a homenagem. “Cheguei para fazer borracha com 14 anos e sem saber o que o destino me reservava. Hoje, eu me sinto privilegiada por ter feito parte da história e sinto que estou sendo reconhecida pelo meu esforço e trabalho durante tantos anos”, destacou.

Na solenidade, o seringueiro e líder ambientalista acreano Chico Mendes também foi incluído no livro dos Heróis da Pátria.

Ministro recebe “Seringueiros Soldados da Borracha – ”Durante encontro com grupo de 16 seringueiros Soldados da Borracha, no Palácio do Planalto, o Ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta terça-feira (4) que vai conversar com a presidenta Dilma Rousefff para buscar uma forma mais adequada e rápida para resolver o problema da aposentadoria. Os heróis da Pátria aguardam a votação em Plenário da Proposta de Emenda à Constituição 556/02, que equipara a pensão dos Soldados da Borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra. “Da minha parte vou fazer o impossível para que essa luta de vocês não seja em vão”, prometeu. (Assessoria)

Panteão

Panteão 3

Sair da versão mobile