O Banco do Brasil e demais bancos privados (Itaú, HSBC e Santander) aceitaram a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que foi de 7,5% de aumento nos salários, 8,5% para o piso do cargo inicial e 10% para PLR. Porém os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) não concordaram e irão continuar paralisados por tempo indeterminado.
A proposta apresentada para a CEF foi diferente dos demais bancos, afirmou Edmar Tonelly, presidente do sindicato dos bancários do Acre. “Os funcionários da caixa analisaram a proposta inicial e como não houve um aumento do piso e nem seguiram a proposta da Fenabran, com o aumento para 7,5%, o s bancários à nível nacional estão rejeitando a proposta. Aqui no Acre, foi vista a tendência nacional e a decisão foi de manter a greve”.
Grande parte do movimento nacional apoia a decisão dos bancários e várias agências da Caixa continuam paralisadas. “Os funcionários decidiram continuar a paralisação, reconhecendo que a proposta não foi decente. Agora as negociações irão continuar e o sindicato irá manter o apoio aos bancários”, disse o presidente.
Já o Banco da Amazônia irá decidir se aceitam o acordo em assembléia às 9 horas desta sexta-feira. “O Banco da Amazônia apresentou uma proposta na noite de quarta-feira. Como não houve tempo hábil de passar a proposta aos funcionários, ficou decido que uma assembléia será realizada hoje para que os bancários tenham consciência e conhecimento da proposta e analisar se é viável o retorno ou não”, concluiu Edmar.