Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha multivacinação quer imunizar mais 11 mil jovens em Rio Branco

VacinaçãoO Programa Saúde na Escola da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) em parceria com o PNI, Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Programa de Imunização e Área Técnica das Hepatites Virais estaduais e municipais iniciou, no último dia 19 uma campanha de multivacinação nas escolas públicas para atualizar o esquema vacinal dos adolescentes. A campanha irá durar até 17 de outubro e a meta é vacinar 11.213 jovens.

De acordo com Ivan Galvão, coordenador Estadual de Imunização, equipes estão percorrendo as escolas. “Essa campanha é um projeto piloto da divisão de saúde epidemiológica e tem como objetivo fazer a vacinação de adolescentes que estão na faixa etária de 15 à 20 anos. Esse é o período em que os adolescentes estão mais expostos à alguns vírus, por conta da iniciação da vida sexual. Garantimos a imunização individual e ao mesmo tempo coletiva nesse grupo de pessoas. A campanha é direcionada aos estudantes do ensino médio. Uma equipe realiza uma palestra para explicar e um dia após acontece a vacinação”.

Três tipos de vacinas estão sendo disponibilizadas. “As vacinas são para hepatite B, tétano e febre amarela, que são as que compoe o calendário básico do adolescente, pois as outras são recebidas quando crianças e essas são apenas os reforços. Quem não tem carteira vacinal, estará recebendo uma”, explicou o coordenador.

A inciativa irá garantir a diminuição de índices das doenças. “É feita uma orientação prévia da importância da imunização e da vacinação para que o adolescente não recuse a tomar a vacina. Os dados apontam um grande índice de hepatite no Estado. Todas as unidades básicas têm essas vacinas, mas geralmente os adolescentes não vão tomar. Por isso estamos levando a vacinação à eles”, concluiu Ivan.

Sair da versão mobile