De hoje a 23 de setembro, na Praça do Novo Mercado Velho, inicia a 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, realizada pelo Governo do Estado e coordenada pela Fundação Elias Mansour (FEM). A feira é gratuita e patrocinada pela Petrobras, BNDES e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac). Devido a chuva que caiu ontem, o horário de abertura do evento foi alterado para às 17 horas.
Cerca de 30 expositores irão fazer a integração literária entre o Brasil e os países de fronteira através de obras, escritores, editores e artistas, promovendo a troca de conhecimentos, a popularização do livro, a formação do pensamento crítico e o acesso aos bens culturais. Em todas as tendas terão representantes na área literária dos 3 países. Às 20h30, o Trio Vocal encerra o primeiro dia de atividades no Palco Espetacular.
A feira irá atender todas as idades. Um espaço infantil será preparado, com a intenção de formar novos leitores. Escolas públicas e particulares irão participar do evento. Haverá uma mostra de projetos de leitura desenvolvidos nas escolas.
Além da exposição dos livros, uma grande programação será desenvolvida ao longo dos 10 dias de feira. Serão realizados encontros literários, mostras de projetos de leitura, oficinas, exibição de filmes bilíngue com produções do Peru, Bolívia e de alguns países da América e maratona de contação de histórias. Grandes shows musicais fazem parte da programação, com artistas da Bolívia, Peru e representando o Brasil, o cantor Tom Zé irá se apresentar, no sábado, 15.
O blog da Bienal está disponível com toda a programação do evento. O site é www. iibienaldafloresta.blogspot.com