Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cooperacre representa o Estado na maior feira de hotelaria e gastronomia continental

Levou quase meio século, mas enfim o Acre está sendo bem representado na 50ª edição da Equipotel, feira que é considerada a ‘maior’ do ramo de hotelaria e gastronomia da América Latina. A Exposição começou desde anteontem, segunda-feira, dia 10, e vai durar até amanhã, dia 13, sempre das 13h às 21h. Como já é tradição, ela acontece em São Paulo. O Acre está mostrando ao mundo o melhor de suas riquezas através do stand da Cooperacre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre).
castanha4
Ao todo, a Cooperacre e mais 14 cooperativas exclusivamente de agricultura familiar estão expondo os seus principais produtos e serviços em um espaço coletivo de mais de 105 m², concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento ocorre no pavilhão de exposições do Parque Anhembi/SP.

Na feira Equipotel, a Cooperacre está mostrando que não é à toa que é a maior do Estado. Com uma longa história de sucesso no Acre (ela nasceu em 2001 e passou a funcionar, de fato, em fevereiro de 2002), mais de 30 cooperativas e 1,8 mil famílias associadas, a central está mostrando a organização e a força cooperativista do Estado. Os associados participantes estão colocando em exibição na feira o produto que é o seu produto n 1: a castanha. Além da castanha, a Cooperacre está com materiais informativos e exposições de seus outros produtos, tais como borracha, açaí, maracujá, caju, cajá, etc.

No caso da Equipotel, a grande expectativa da Cooperacre é chamar a atenção das redes de restaurantes e, principalmente, de hoteis que cada vez mais crescem no país. E este não é um crescimento pequeno. Segundo o Sebrae, entre albergues, hoteis e pousadas, o setor hoteleiro nacional já soma mais de 28 mil grandes empresas,com a promessa de ampliação de mais 200 grandes redes (ou 20 mil novos leitos) até 2015. E algumas das principais destas empresas estão presentes na feira. A Equipotel tem sido uma ótima vitrine nesse sentido. Segundo seu balanço do ano passado, a cada R$ 1,00 investido nas cooperativas, o retorno com as parcerias e projetos conjuntos foi de R$ 6,50. 

De acordo com a direção da Cooperacre, o objetivo em participar da feira é ganhar mais espaço no mercado e arranjar novos parceiros. A meta das cooperativas é de que seus lucros aumentem de 5% a 10%, a partir das novas parcerias firmadas durante a Equipotel.

Sair da versão mobile