Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detran realiza I Fórum de Educação para o Trânsito

Fórum trânsitoO Departamento de Trânsito (Detran/Ac) realizou hoje (21), o I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre, como parte das comemorações alusivas a Semana Nacional de Trânsito 2012, que tem como tema principal “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserva a Vida”.

Segundo Sawana Carvalho, diretora do Detran, o principal pbjetivo do fórum é capacitar instrutores de trânsito. “Discutimos o nosso trânsito, como o condutor deve se comportar e como que o instrutor, com a renovação das legislações de trânsito, deve estar se portando para os seus alunos. Essa é uma parceria do Detran com os intrutores. Esse fórum irá capacitá-los para passar mais noções aos condutores, já que eles são os responsáveis pela formações dos alunos”.

A diretora afirmou que os altos índices de vítimas no trânsito tem diminuido. “Estamos com uma redução considerável de vítimas fatais devido ao trabalho de fiscalização, principalmente pela Operação Álcool Zero. Precisamos trabalhar ainda mais a parte da educação, desde a infantil e fortalecendo nas auto-escolas, para que tenhamos mais reduções nos acidentes com vítimas porque são os jovens que estão sendo mais prejudicados e vitimados”.

Durante o evento houve a assinatura do decreto que institui o projeto “Vida no Trânsito”, em parceria com as secretarias estadual e municipal de saíde. Suely Melo, secretária estadual de saúde destacou que grande parte dos investimentos repassados são para tratar as vítimas no trânsito. “Nós poderíamos estar investindo em promoção em saúde, em prevenção de doenças, mas infelizmente tanto o governo federal quanto o estadual tem mobilizado um volume de recursos considerável para tratar os politraumatizados de acidentes de trânsito”.

Alesson Pacheco, presidente do sindicato dos intrutores de trânsito, afirmou que o fórum é de grande importância e servirá como uma forma de conscientização. “A formação do candidato é uma prioridade do instrutor de trânsito. Cada fórum ou seminário que for realizado em prol desse seguimento vai melhorar muito o nosso trânsito. Sem dúvida vai conscientizar ainda mais aquele condutor que já possue habilitação e aquele que ainda está no processo. Eles estarão recebendo essas novas informações”.

Sair da versão mobile