21 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Doenças respiratórias aumentam durante a seca

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/09/2012 - 18:47
Manda no zap!CompartilharTuitar

DoençasDurante o período de estiagem, as doenças respiratórias se tornam comuns por conta da baixa umidade do ar, poeira e da fumaça oriundas das queimadas. Nos hospitais, os números de atendimentos a idosos e crianças crescem diariamente nessa época do ano.

Segundo Abraão Miranda, clínico geral na Unidade de Pronto Atendimento do 2º Distrito (UPA), a fumaça causa grande transtornos. “Vemos no dia-a-dia que a quantidade de atendimentos à pessoas com doenças respiratórias tem aumentado. Aqui na Amazônia, de uma maneira geral, durante o ano inteiro temos casos de problemas respiratórios.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Durante a época seca, acontece o ressecamento das vias aéreas, pois o nosso sistema respiratório tem uma proteção que promove a eliminação de resíduos que venham a adentrar nas vias por meio da secreção. Quando estamos frequentemente eliminando as secreções nasais, ela vai carregar microorganismos que geram infecções e reações alérgicas. Também há aquelas pessoas que tem problemas pulmonares. Os asmáticos e os pacientes que tem enfisema pulmonar, que são aqueles que fumaram muito tempo ou por conta da idade, já tem o pulmão debilitado, sofrem de uma maneira especial por conta da fumaça. Essas pessoas tem o órgão mais sensível a fenômenos alérgicos e tem uma reação mais intensa no contato com a fumaça.

O médico explicou sobre os problemas causados. “Geralmente os problemas mais comuns são a falta de ar, o broncoespasmo, que é uma reação alérgica intensa e que prejudica a respiração. O pulmão, em uma tentativa de reagir à fonte de agressão, acaba inchando e alguns pontos de respiração ficam fechados. É uma reação inflamatória tão intensa que o pulmão perde uma porcentagem de sua capacidade de absorver o oxigênio. Se a pessoa não procurar o hospital imediatamente, pode ter uma insuficiência respiratória ou até mesmo uma parada cardíaca e ir à óbito”.

Além disso, as altas temperaturas contribuem para o surgimento de novas doenças. “O calor, além de tudo, traz um sofrimento generalizado no organismo. O calor excessivo faz com que o nosso corpo gaste mais energia e precisa trabalhar para manter uma temperatura ideal. Temperaturas altas são prejudiciais ao nosso corpo, pois causam degeneração de proteínas, prejuízos em algumas reações químicas e perda de líquido, acontecendo a desidratação principalmente em crianças. Além disso, há possibilidades de acontecer doenças gastrointestinais e rotavírus, transmitida por condições de higiene inadequadas”, afirmou Abraão.

É recomendável que, durante esse período, as pessoas tomem alguns cuidados. “É preciso ter uma boa alimentação, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C, tomar bastante água e evitar aglomerações e ambientes empoeirados”, concluiu Abraão.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Reunião marca início de projeto para obtenção da Indicação Geográfica da farinha de Cruzeiro do Sul

Próxima Notícia

Governo Federal estende permanência da Força Nacional no Acre e mais 9 estados

Mais Notícias

Tarifas de táxi são reajustadas em Rio Branco após dez anos sem atualização
3º destaque

Tarifas de táxi são reajustadas em Rio Branco após dez anos sem atualização

21/12/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura
6º destaque

Domingo cultural em Rio Branco tem forró, musical infantil e exposição histórica

21/12/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Prefeitura no Acre mantém abertas inscrições para concurso com 61 vagas para professores

21/12/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Pagamento de benefícios do INSS referentes a dezembro começa na segunda-feira; veja o calendário

21/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
2º destaque

Centro lidera ranking de roubos em novembro e concentra 14% dos casos em Rio Branco, aponta MPAC

21/12/2025
Foto: Iryá Rodrigues
5º destaque

Verão chega com calor intenso e chuvas dentro da média no Acre, diz Friale

21/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo Federal estende permanência da Força Nacional no Acre e mais 9 estados

Operação Joinville: Câmara Criminal concede habeas corpus a 11 acusados de narcotráfico

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre