Até o fim da tarde de ontem, a Eletronorte não soube explicar o que motivou o apagão nos municípios de Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia, Bujari, Senador Guiomard, Porto Acre, Sena Madureira e também Vila Campinas.
O engenheiro-chefe da Eletronorte/Acre, José Luiz Loureiro Neves, afirmou que os técnicos da empresa estavam utilizando um software de análise para saber o que motivou a interrupção no fornecimento de energia. “Os relés de proteção foram acionados por um motivo que ainda não sabemos”, explicou Neves.
Alguma informação en-viada bloqueou a transmissão de energia por questão de segurança. O que os técnicos da Eletronorte não tinham certeza era qual informação era e por qual motivo ela foi enviada.
O primeiro apagão ocorreu às 2h26 minutos. Houve duas tentativas de normalização no fornecimento de energia. As cinco cidades ficaram sem energia elétrica por aproximadamente 40 minutos.
Por precaução, a Eletrobras Distribuição Acre enviou uma diplomática nota no fim da tarde de ontem alertando que o problema da falta de energia não foi de sua responsabilidade.