Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Embrapa apresenta soluções sustentáveis para a agricultura

As soluções sustentáveis desenvolvidas pela pesquisa agropecuária serão o tema do estande da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Expoacre Juruá, de 2 a 8 de setembro de 2012, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
 
Durante a Rio+20, em junho, a empresa lançou a campanha Agro Sustentável, que destaca a  sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira.  Essa será a principal mensagem da Embrapa levará para Cruzeiro do Sul. No estande, o público poderá assistir aos vídeos e obter informações sobre os seis grandes temas da campanha: Florestas, Integração lavoura – pecuária – floresta (iLPF), Recuperação de pastagens degradadas, Sistema de plantio direto (SPD), Sistemas de Produção Sustentável,  Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).

Para demonstrar as técnicas de Recuperação de Pastagens Degradadas, serão mostradas variedades de capins [p1] em consórcio com a leguminosa amendoim forrageiro. Todas as espécies expostas foram avaliadas pelos pesquisadores e são recomendadas para a recuperação de pastagens no estado.
 
Outro exemplo prático de um dos temas da campanha, é a maquete que mostra didaticamente a formação, manejo e conservação de solos no estado, com utilização do Sistema de Plantio Direto. A estrutura foi montada em parceria com o Laboratório de Solos da Ufac – campusFloresta. A ideia é orientar agricultores, técnicos e estudantes sobre técnicas de conservação e uso dos recursos naturais para a agricultura. De acordo com o analista da Embrapa, Marcelo Klein, é importante informar para a sociedade que além dos benefícios ambientais do Sistema de Plantio Direto, esta técnica promove a intensificação do uso da terra, redução de mão de obra e custo de produção, bem como a diminuição da erosão do solo e aumento da produtividade na propriedade rural.
 
Fossa biodigestora
Outro destaque do estande é a fossa séptica biodigestora, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP), que apresenta baixo custo, fácil utilização e pode ser utilizada nas propriedades rurais da região.

Com um sistema de compostagem a partir de fezes humanas, é possível gerar um excelente adubo líquido rico em compostos orgânicos e micronutrientes que pode ser usado para adubação de plantas da propriedade. “Vale destacar que o maior benefício da tecnologia é evitar a contaminação do lençol freático da propriedade, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da área rural”, afirma Manoel Delson, do escritório da Embrapa de Cruzeiro do Sul.
 
Público infanto-juvenil
Para as crianças, a atração ficará por conta do painel de fotos e o quiz, jogo de perguntas em que o participante ganha um brinde se acertar 70% das questões. Para responder às perguntas o visitante deve ver os vídeos e ler os folderes da campanha Agro Sustentável que estarão disponíveis no estande. (Ascom Embrapa Acre)

Sair da versão mobile