O prefeito Raimundo Angelim conclui seu segundo mandato nos próximos sempre lembrando que não terá tanta saudade das obras quanto das pessoas. O ser humano vem sendo altamente valorizado nos oito anos de gestão de Angelim. Um dos pilares desse processo de valorização, além do diálogo constante com o servidor público e a comunidade, foi o advento da Escola Municipal de Governo, instituída pela lei 1.733, artigo 50-G, de 23 de dezembro de 2008, e está vinculada ao Gabinete do Prefeito. Tem como objetivo implementar e desenvolver os programas de formação e capacitação de recursos humanos da Prefeitura de Rio Branco com foco em resultados efetivos para a administração.
“Foi tudo desafio no começo porque tivemos de começar do zero. Não havia estrutura, pessoal nem o programa de qualificação”, disse o ex-secretário extraordinário de Recursos Humanos, Claudio Ezequiel, que deu o ponta-pé inicial no ousado projeto.
Modernizar a gestão não é ação única de instalação de sistemas e equipamentos. O todo se faz por importantes partes e cada uma com a sua importância devida. Para esta gestão a grande importância para o todo são os servidores. Por isso, foi desenvolvido um programa de capacitação de servidores vinculado aos programas de modernização da gestão, com um propósito, o de efetivar uma política de gestão de pessoas, fortalecendo a concepção de que o quadro de colaboradores se faz de homens e mulheres que variam de estagiários àqueles que deram o passo para o encerramento de sua história laboral no serviço público, ou seja, aqueles que estão para se aposentar, e que, portanto, o programa de capacitação tem que ser diferenciado para atender às necessidades de cada grupo variável de servidor. Desta forma, tem-se a formação de profissionais não apenas para o serviço público, mas para sua vida como cidadão e cidadã.
Centenas se formam e se capacitam todos os anos – Nesta semana, dezenas de servidores de Rio Branco e outros municípios, além de convidados de órgãos estaduais e federais, ocupam as salas de aula da EMG, na Avenida Getúlio Vargas, passando por cursos de gestão de convênio, técnico em serviço público e oficina da câmara especial do Zoneamento Ecológico Econômico de Rio Branco (ZEAS). Sobretudo, há em andamento o curso de MBA em Gerente de Cidades promovido pela PMRB em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado. Desde que foi criada, a EMG formou cerca de 400 servidores ao ano com cursos na área de informática e redação.
As salas estão equipadas com computador e datashow, bastante adequadas ao trabalho de ensino-aprendizagem. “Esse curso é muito importante para mim, como diretor administrativo da Fundação Garibaldi Brasil, bem como aos colegas de outras secretárias que ocupam cargos diversos”, disse Valdo Nicácio, que agradece pela oportunidade de aprender mais sobre gestão mesmo estando o mandato do prefeito em fase final. (Ascom PMRB)