O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, segue avaliando como “muito positivas” as Feiras de Saúde que a Prefeitura de Rio Branco vem realizando em todas as regionais.
A última edição lotou a rua Rio Grande do Sul, no bairro Aeroporto Velho, onde todas a estrutura do centro de saúde Francisco Hidalgo de Lima foi levada para que mais uma vez o evento fosse sucesso absoluto de participação e mobilização social. A feira é demandada pelas próprias comunidades.
Centenas de pessoas daquela região foram até o local da feira para participar de suas atividades e receber diferentes atendimentos ligados à medicina. As feiras de saúde são uma realização da Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde. Durante todo o dia dezenas de profissionais realizaram mais de 14 mil procedimentos médicos. A Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) levou especialistas para esclarecer a população sobre um mal que ameaça os moradores da área rural, conhecida como “doença da paca”. A Fundação Garibaldi Brasil levou, mais uma vez, cultura e entrenimento para os usuários.
Em 2011, as feiras de saúde ocorreram simultaneamente às pré-conferências regionais de saúde e, devido ao grande sucesso de público e participação dos profissionais da Semsa e seus parceiros, a população não parou mais de pedir novas feiras. Para 2012 ficou decidido pela realização de uma feira a cada quinze dias, chegando a 16 até o mês de novembro. No ano passado, nada menos que 40 mil pessoas foram atendidas nessas feiras. Em 2012 o número será muito maior.
O CS Hidalgo de Lima levou todas as suas atividades para a feira, juntamente com áreas técnicas da Semsa na realização de diferentes exames e procedimentos, como o PCCU, teste hanseníase, HIV, hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivo, saúde bucal, informação DST/Aids, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, tabagismo, acompanhamento do Bolsa Família, tratamento dentário, informação sobre combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, zoonoses.
A Feira de Saúde é um conjunto de ações de prevenção, consultas e exames laboratoriais e prestação de serviços ligados ao desenvolvimento social e cidadania, como a atualização do cadastro no programa Bolsa Família. Enfermeiros, pediatras, clínicos-gerais e ginecologistas realizaram as consultas. Os pacientes receberam inclusive prescrição de remédio e puderam pegar os medicamentos na farmácia da feira ou do centro de saúde. Se necessário, o interessado pode agendar consulta no Hospital das Clínicas, a unidade de alta complexidade do Acre. Assim, as feiras tem confiança da população porquanto complementam um serviço que já é de qualidade, gera grande aceitação popular. (Ascom PMRB)