Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Garantia Safra dá desconto de quase 55% para a borracha natural extraída no Acre

Borracha extraídaNada melhor do que ter incentivos para produzir. Pensando assim, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) cedeu bônus neste mês para os produtores que vão cultivar a borracha natural e mais 13 outros produtos de agricultura familiar. Essencialmente – e historicamente – produzida no Acre, a borracha natural (ou ‘borracha extrativista’) daqui é a que vai receber o maior desconto outorgado pelo programa: 54,99%. Depois dela, vêm a amêndoa do Ceará (com 44,44%) e a borracha natural extraído no Maranhão (41,18%).

Os produtos e valores listados do PGPAF foram divulgados através de uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (11).

Mas o que esse tal bônus do programa significa, afinal? Quer dizer que os produtores acreanos da borracha natural poderão produzi-la durante este mês (que colhe os efeitos de agosto) com a garantia de que, em caso de baixas no preço do produto no mercado, não vão sofrer prejuízos. A diferença será paga pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em outras palavras, o tal bônus corresponde à diferença entre o preço de mercado e o valor de garantia da borracha.

O bônus é calculado todo mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e depois é divulgado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Além da borracha natural os outros produtos beneficiados com bônus do Programa são:  açaí, babaçu, cará, castanha de caju, castanha do Brasil, cebola, laranja, leite, pequi, piaçava, sisal, sorgo e triticale. Ao todo, o Garantia Safra conta com 49 produtos agrícolas em seu quadro.

Sair da versão mobile