Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Greve do Correios chega ao fim

CorreiosfimgreveA greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) chegou ao fim. Com duração apenas de três no Estado, os trabalhadores pediam reajuste salarial, do ticket alimentação e de outros benefícios, além de melhores condições de trabalho, fim da ‘precarização’ dos serviços e mais contratações.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou um julgamento e uma proposta foi aprovada, explicou Suzy Cristiny, presidente do sindicato. “O TST definiu o acordo coletivo de trabalho. Na quinta-feira foi o julgamento, os ministros aprovaram o reajuste de 6,5% e a manutenção do restante dos benefícios, inclusive da assistência médica. Foi criada uma comissão para fazer as mudanças necessárias. Além disso, tivemos avanço nas entregas pela manhã, onde o Correios já se comprometeu em fazer o projeto piloto em três Estados. O reajuste não foi agradável, mas foi o que conseguimos até o momento. Vamos buscar unidade com os trabalhadores para que possamos ter avanços em breve e manter nossos benefícios ”.

As contratações imediatas não foram aprovadas. “A questão é que nós temos déficit de pessoal, inclusive já vínhamos buscando mais contratações. Esse é um grave problema. Nós temos no nosso acordo, nas cláusulas sociais a manutenção e realização de concursos públicos. Ficou mantido e o sindicato ficará cobrando. Infelizmente não foi definida contratação neste momento, somente a realização de concurso”, informou a presidente.

Suzy informou que a população deve ficar tranquila que as correspondências voltarão a ser entregues normalmente. “No Estado não temos acúmulo de correspondências, tendo em vista que iniciamos a greve no dia 25. Alguns Estados estavam paralisados desde o dia 11. No caso, essa carga que estava represada vai chegar aqui, vai acumular um pouco as entregas, mas acredito que em 4 dias a carga seja regularizada”.

Sair da versão mobile