Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Greve dos bancários deverá se estender até a próxima semana

Greve-bancariosA greve dos bancários deverá se estender até a próxima semana. No quarto dia de paralisação, mais de 7 mil agências em todo o Brasil estão fechadas. No Acre, das 62 agências, 58 estão paralisadas completamente.
Os bancários reivindicam o reajuste de 10,25% nos salários (aumento real de 5%), participação nos resultados, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622,00, fim da rotatividade e das metas abusivas, melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências.

De acordo com Jorge Luiz Oliveira, da diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre, as negociações começaram em um banco. “O Banco da Amazônia chamou o sindicato para discutir as negociações. No ano passado, ficamos 77 dias paralisados e a situação foi muito conturbada. Nesse ano, eles estão preo-cupados e já iniciaram uma conversa com a categoria”.

O bancário afirmou que o salário recebido não está de acordo com as necessidades dos funcionários. “Estamos pedindo um aumento e a Febrabran (Federação Brasileira dos Ban-cos) trabalha com outro valor. Evidentemente, estes números irão ser ajustados. As pessoas que ganham abaixo de 5 salá-rios mínimos comprometem mais de 50% da sua renda com alimentação e transporte. O nosso universo é composto de pessoas que ganham menos que isso e somos prejudicados. Então, a categoria briga por uma reposição salarial, para que não haja uma perda significativa do salário ao longo do período”.

Com a paralisação, poucos serviços estão sendo prestados pelas agências. “A princípio, a greve é de caráter indeterminado. Nós mantemos 30% dos funcionários ativos para atender as necessidades mínimas. Alguns ficam trabalhando para abastecer o caixa eletrônico e para fazer troca de cheques entre agências. O sindicato não interfere nesse processo”, finalizou Luiz.

Banco do Brasil designa as agências para pagamento de alvarás judiciais durante greve
Em virtude da paralisação da categoria bancária, o Banco do Brasil (BB) informou ao Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (20), que irá disponibilizar agências específicas para o pagamento de alvarás judiciais.
De acordo com o BB, a medida atinge as esferas federal, estadual e trabalhista ao mesmo tempo.

Nesse sentido, funcionarão para o pagamento dos alvarás a Agência 5790, localizada na Avenida Ceará, e a Agência 2358, localizada na Rua Marechal Deodoro, ambas no Centro de Rio Branco.
Os telefones dos gerentes gerais e de negócios das respectivas agências também estarão disponíveis para agilizar o atendimento desses casos. (Agência TJ/AC)

Sair da versão mobile