Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Grupo Eletrobras/AC anuncia o fim dos apagões para 1ª quinzena de novembro

EletrobrasEm entrevista realizada no fim da tarde de ontem no gabinete do governador Tião Viana, o diretor da Eletrobras Distribuição Acre e o engenheiro chefe da Eletronorte, José Loureiro Neves, anunciaram o início da operação do 2º Linhão. “Os prejuízos da população com as quedas de energia eles vão ser dirimidos em 99,9%”, comemorou o governador Tião Viana.

O fim dos apagões, de acordo com o que foi anunciado, está marcado para a primeira quinzena de novembro. Os investimentos do Grupo Eletrobras somam R$ 305 milhões em ampliação de sub-estações e compra de um compensador (que garante a linearidade no fornecimento de energia), equipamento que evita oscilações. Uma boa notícia, sobretudo para o setor produtivo.

Durante a coletiva, o governador fez questão de ressaltar a “atenção e solidariedade da presidenta Dilma com o Acre” e lembrou o trabalho técnico do secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann garantido pela articulação do ministro Edison Lobão.

Tião lembrou que antes do anúncio da Eletrobras da entrada em operação do 2º Linhão, o cenário era de improvisação e que o diretor da Eletrobras Distribuição Acre, Celso Mateus “fez todo esforço para reduzir ao máximo os danos”, reconheceu o governador.

O diretor da Eletrobras Distribuição Acre, Celso Mateus, detalhou em quais áreas os R$ 305 milhões serão prioritariamente investidos. “Como técnico, são mudanças que eu atesto”, afirmou. Ele destacou o trabalho da Eletronorte que está concluindo o 2º Linhão entre Porto Velho e Rio Branco. “No próximo dia 30 nós vamos fazer a conexão do circuito”, antecipou.

Essa conexão vai obrigar a interrupção de todo sistema durante uma hora do domingo (entre as 6 e 7 da manhã). O anúncio da data de entrada em operação do 2º Linhão surpreendeu até o engenheiro chefe da Eletronorte, José Loureiro Neves. “Mas, se é assim, isso é uma notícia boa demais”, admirou-se, em tom de brincadeira.

O governador Tião Viana vai solicitar do Grupo Eletrobras que o maquinário da sub-estação do Tropical fique aos cuidados do Estado. “É para algumas cidades do interior”, desconversou, quando sugerido se era “por questão de segurança” que ele estava se resguardando.

A continuação do 2º Linhão para a região do Vale do Juruá será a outra estratégia do Governo do Acre para garantir o suprimento de energia para a segunda região mais populosa do Estado.

Investimentos da infraestrutura do Grupo Eletrobras
Ampliação da subestação Tangará (já está em operação)
Ampliação da subestação do São Francisco (entra em operação semana que vem)
Aquisição de uma subestação móvel (carreta)
Investimentos em redes
Banco de capacitores
Compensador (o primeiro da América Latina)
Terceiro transformador
Segunda linha de tráfego (para Epitaciolândia)

Sair da versão mobile