Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘HÉROIS DA PÁTRIA’… ENFIM

Dilma receberá soldados da borracha do Acre,Pará, AM e RO para inseri-los em livro especial
Acre-Acre-soldados-da-borraA presidente Dilma Rousseff tem marcada em sua agenda um compromisso inadiável de respeito para com a luta histórica dos seringueiros da região Norte. Na próxima terça-feira, 4, às 17h, a presidenta deve receber, no Distrito Federal , os chamados ‘soldados da borracha’ do Acre e de mais 3 estados (Pará, Amazonas e Rondônia) para lhes prestar uma homenagem sem igual. Os ‘soldados’ serão reconhecidos simbolicamente como ‘Heróis da Pátria’, tendo os seus nomes colocados pela presidenta no livro de aço que fica depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado na praça dos Três Poderes da capital federal.

O ato solene dessa terça servirá para enaltecer todo o empenho, bravura e importância das ações desencadeadas pelos soldados da borracha para a construção da história da nação brasileira do início da década de 40, durante a 2ª Guerra Mundial. Na ocasião, seringueiros de vários lugares do país (a maioria nordestinos) atenderam a convocação de guerra nacional para vir trabalhar na região, extraindo a borracha necessária para as máquinas de guerra dos aliados do Brasil. O livro de aço popularmente chamado de Livro dos ‘Heróis da Pátria’ contém o registro eternizado e contínuo do nome de brasileiros que dedicaram suas vidas à construção de uma pátria melhor.

Apesar de o reconhecimento como ‘heróis nacionais’ já representar um grande avanço na luta dos soldados, ele ainda não vai significar um marco para as lutas destes trabalhadores. Isso porque, apesar do prestígio simbólico de suas proezas antepassadas, eles ainda lutam pelo seu atual reconhecimento econômico junto ao Governo Federal. Por tal razão, o sindicato dos soldados da borracha e seringueiros, sediado em RO, continua cobrando melhores em suas pensões.

Nesse sentido, a diretoria executiva do sindicato colhe assinaturas, através de um abaixo-assinado, de seus filiados na região e espera entregá-las em um protocolo de reivindicações da categoria para a presidenta Dilma em pessoa. O documento também pedirá uma audiência para discutir tais pautas. (Com informações do Site Rondoniaaovivo.com)

Sair da versão mobile