O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da gerência de trabalho e negócios, realiza a aula inaugural nesta quinta-feira, 20, na Unidade Penitenciária do Quinari, no município de Senador Guiomard, do curso profissionalizante para artífice polivalente. Voltado para a construção civil, os cursos acontecem tanto na capital como no interior. Estima-se que 640 presos serão beneficiados com este projeto.
A experiência faz parte de um convênio entre o grupo Acerbi, empresa privada sediada em São Paulo, e o Iapen. Para chegar ao total de participantes mencionados foram feitas diversas entrevistas com presos de todos os regimes nas Unidades Penitenciárias de todo o Estado. “As equipes técnicas, assistentes sociais e psicólogos, registram o pedido de participação em cursos quando no atendimento aos presos, essa demanda nos é repassada, diante disso, iniciamos o processo de formalização de capacitações como estas dentro dos presídios”, explica a gerente de trabalho e negócios, Ozânia Almeida.
As aulas são presenciais, acontecem nas dependências das unidades de cada preso participante do projeto. A capacitação tem carga horária que varia entre 100 e 240h/aula e se dará em quatro dias da semana. A predominância é de presos em regime fechado, semiaberto e aberto. Ao termino do curso, os currículos dos presos que participaram da capacitação estará disponível no site do grupo Acerbi, que é referência em formar pessoas nesta área de trabalho.
“Iniciativas como estas existem na intenção de promover, por meio do curso, o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa presa. Ao aprender uma nova profissão ou profissionalizar os conhecimentos já existentes damos ao preso uma nova visão sobre o mercado de trabalho, sua sustentabilidade e uma profissão”, disse Ozânia. (Assessoria Iapen/AC)