Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Luciana Lyra lança dois livros na 2ª Bienal da Floresta neste sábado

A pernambucana Luciana Lyra estará na 2ª Bienal da Floresta neste sábado, 22, às 20h, para o lançamento de seus livros “Guerreiras – Texto Teatral e Trilha Sonora Original” e “De como meninas guerreiras contaram heroínas”, no estande de Autores Independentes. A realização é do governo do Acre, com a coordenação da Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Departamento Estadual do Livro e da Leitura (Dell).

Guerreiras – Com a colaboração das atrizes e criadoras Cris Rocha, Katia Daher, Simone Evaristo e Viviane Madu, a obra é especialmente destinada à encenação homônima, que estreou no Recife em 2009, sob direção da autora. Texto dramático e cênico, incluindo a trilha sonora original composta por Alessandra Leão, configura como desdobramento do doutorado em Artes de Luciana Lyra sobre as mulheres de Tejucupapo, distrito da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

De como meninas guerreiras contaram heroínas – Cinco meninas decidem escrever uma peça de teatro e, para descobrir as heroínas que serão suas personagens, rumam para Tejucupapo, um lugarejo perto do Recife, onde um grupo de mulheres destemidas enfrentaram os holandeses invasores, segundo conta a História. Mas Tejucupapo é um lugar mágico. Lá, elas conhecem outras heroínas e, juntas, vivem uma grande aventura.

Sobre a autora
Além de escritora, Luciana é integrante do grupo de pesquisa em Antropologia, Performance e Drama (Napedra-USP). Atua na companhia de teatro Os Fofos Encenam e dirige e atua nacompanhia Duas de Criação, ambas da Cooperativa Paulista de Teatro. A 2ª Bienal da Floresta é patrocinada pelo BNDES, Petrobras, Instituto Federal do Acre (Ifac) e Banco do Brasil. (André Gonzaga / Assessoria FEM)

Sair da versão mobile