12 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ministério Público quer auditoria nos procedimentos de escuta telefônica

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/09/2012 - 04:44
Manda no zap!CompartilharTuitar

AdvogadoO procurador de Justiça Edmar Monteiro, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Estadual, abriu Procedimento de Investigação Criminal para apurar se o Sistema Guardião, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública, é usado para ouvir conversas telefônicas sem autorização judicial. O Ministério Público Estadual foi provocado pelo Ministério Publico Federal, que recebeu denúncia nesse sentido dos partidos PSDB, PMDB, PP, PDT, PSD e PTdoB.

 Edmar Monteiro anunciou que técnicos e peritos de ministérios públicos de outros estados devem vir ao Acre nos próximos dias, para ajudar na auditoria que será feita nos procedimentos de escutas telefônicas desde o início do atual governo. Para isso, ele vai solicitar que todos os juízes das varas criminais forneçam as listas dos números de telefone que estão sendo vigiados. Vai pedir, ainda, que as empresas de telefonia forneçam a mesma listagem e vai comparar estes dados com os números que foram grampeados pelo aparelho Guardião, que é usado pela Secretaria de Segurança Pública em investigações criminais. O procurador já pediu à chefa da Casa Civil, Márcia Regina, informações sobre a utilização do Guardião.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Monteiro conta, ainda, que além do Guardião, há outro aparelho, o Wytron, que também foi utilizado para fazer escutas. “Ainda no ano passado, o secretário de Segurança, Reni Graebner, me disse que só sabia que esse Wytron existia, mas não sabe se ainda está em funcionamento. Por isso, estamos em busca de informações dos dois aparelhos. Vou pedir informações à própria fabricante”, esclarece.  

“Escuta telefônica clandestina é crime. Se alguém o fez será punido”, resume o procurador, que se diz tranquilo em investigar o governo, onde o seu irmão, Antônio Monteiro, é assessor especial. Antônio Monteiro já foi, inclusive, secretário de Segurança Pública no governo de Jorge Viana.

Governo também quer auditoria
A chefa de Gabinete Civil do governo, Márcia Regina, disse que o governador Tião Viana já instituiu uma comissão, que será formada por membros dos órgãos de Segurança, para fazer o monitoramento dos procedimentos das escutas telefônicas. O objetivo, segundo ela, é verificar se todas as normas legais estão sendo cumpridas. Além disso, com o monitoramento, o governo também pode ‘medir’ se o uso da tecnologia é, de fato, eficaz. “A transparência é nosso maior objetivo. E eu garanto que os órgãos de Segurança do governo só fazem escuta legalizada”.  

O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, disse que o aparelho Wytron era utilizado quando a telefonia era analógica, e que agora o equipamento está desativado. O aparelho teria sido usado para desvendar crimes do chamado Esquadrão da Morte, que atuava no Acre. O secretário diz que o Guardião é uma das maiores ferramentas do sistema de Segurança para fazer investigações que resultem na solução de crimes, como o tráfico. Ele diz que as últimas apreensões de drogas feitas no Acre, inclusive a de quase 1 tonelada e meia de maconha, só foi possível graças ao Guardião, utilizado com aval da Justiça. “Em todos os estados a ciência e a tecnologia são ferramentas indispensáveis. Aqui não é diferente. Somos um Estado que faz fronteira com países produtores de cocaína. O uso do Guardião significa mais segurança para os acreanos”, salienta.  

Escuta do PSDB também é investigada  – A chefa da Casa Civil, Márcia Regina, lembra que o Governo do Estado também quer investigar grampos telefônicos. Pediu, por meio do Ministério Público Estadual, que a Polícia Federal investigue um grampo telefônico ilegal que o PSDB teria feito no telefone do governador Tião Viana e outras 16 pessoas. Segundo ela, mesmo com a greve dos agentes, a Polícia Federal segue investigando se membros do PSDB te-riam comprado um aparelho que faria escutas sem a necessidade de interferência das empresas de telefonia e sem autorização judicial, o que é considerado crime.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Índios ameaçam explodir uma ponte sobre a BR 364

Próxima Notícia

Seis dos 12 estádios da Copa não atingiram 50% das obras

Mais Notícias

Médica legista do Acre participa de curso nacional sobre combate à tortura e destaca papel da perícia na defesa dos direitos humanos
Geral

Médica legista do Acre participa de curso nacional sobre combate à tortura e destaca papel da perícia na defesa dos direitos humanos

12/11/2025
Foto: Bruno Moraes/Sete
Destaques Cotidiano

Governo do Acre abre credenciamento para empreendedores participarem da Feira Natalina 2025; veja como participar

12/11/2025
Aulão é destinado a alunos da rede estadual e comunidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Geral

Pré-Enem Legal realiza Aulão de Véspera nesta sexta com transmissão ao vivo

12/11/2025
Foto: Cedida
2º destaque

Inflação desacelera em Rio Branco e tem alta de 0,10% em outubro, puxada pela queda na energia elétrica

12/11/2025
Dener Laurito do Santos, de 52 anos, foi alvo de criminosos do Rodoanel Mário Covas na manhã desta quarta-feira, 12 — Foto: Montagem/g1/Reprodução/TV Globo
Destaques Cotidiano

Quem é o motorista da carreta que saiu do Acre e interditou rodovia de SP com falsa bomba

12/11/2025
Passarela Joaquim Macedo recebe estacas-raiz e concretagem para garantir segurança dos pedestres. Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

Obra de recuperação da passarela Joaquim Macedo entra em nova etapa com reforço da estrutura

12/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Seis dos 12 estádios da Copa não atingiram 50% das obras

Congresso nesta terça define tabela do Brasileiro das OABs

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre