Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moradores pedem atendimento semanal em centro de saúde no ramal Panorama

Posto PanoramaA unidade de saúde localizada no Ramal Panorama, no São Francisco, está realizando apenas um atendimento mensal aos moradores da região. Como a quantidade de famílias aumentou, a demanda ficou maior e os dias de atendimento precisam ser estendidos.

Ivanilde Pereira, presidente da associação de moradores, explicou como funcionava os atendimentos anteriormente. “Temos atendimento no posto de saúde somente uma vez por mês, com clínico geral, pediatra, vacinação. Antigamente, o posto funcionava de segunda à sexta-feira e parou de funcionar todos os dias por conta da pouca demanda. Mas a quantidade de famílias na região cresceu e somente uma vez não tem dado conta. Solicitamos a vinda do secretário municipal de saúde, que nos atendeu e ouviu as lideranças comunitárias. Ele afirmou que até o dia 05 de outubro uma equipe de engenheiros irá vir fazer uma avaliação estrutural no posto, para verificar se precisa fazer alguma mudança, no intuito de voltar os atendimentos todos os dias. Depois da avaliação, ele disse que irá retornar”.

A moradora esclareceu que o local não foi abandonado, como veiculado em uma emissora de TV. “Afirmaram que o posto estava abandonado, mas não é a realidade.

Há 12 anos funciona, só não funcionava todos os dias porque a demanda era pouca. Não adiantaria ter uma equipe para atender uma pessoa, mas agora precisamos. Estamos trabalhando em equipe para melhorar a saúde da nossa comunidade, independente de qualquer coisa”.

O agente de saúde do posto Francisco Paulo disse que é necessário encaminhar alguns moradores à outras unidades. “Quando tem alguma ocorrência durante o mês, eu encaminho os pacientes à unidade das Placas ou do São Francisco. O posto tem que voltar a funcionar para que justamente as pessoas não precisem se deslocar para uma unidade longe daqui. Os atendimentos mensais são em torno de 90 pessoas, que acontecem das 08 às 12 horas. É feito o possível para atender todos, mas é muita gente. Precisamos também da contratação de um auxiliar de enfermagem para realizar o levantamento da comunidade e alguns tipos de atendimento na unidade”.

Sair da versão mobile