Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MP se reúne com instituições para assegurar acessibilidade de cadeirantes nos transporte públicos

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da Promotoria de Defesa da Cidadania, participou, na manhã de ontem (24), de uma reunião na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) para discutir melhorias no funcionamento e manutenção das plataformas de acessibilidade dos veículos do Sistema de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb).

Além do promotor de Justiça Rogério Voltoline, participaram do encontro, representantes das empresas de transporte coletivo, do Sindicato dos Motoristas e da Associação das Pessoas Deficientes do Acre.

Na ocasião, o RBTRANS se comprometeu a aumentar a fiscalização nas empresas para efetivação de um rigoroso controle de manutenção nas rampas de acesso dos cadeirantes, pois os equipamentos fabricados para esse fim vivem constantemente em mau funcionamento.   

De acordo com o diretor operacional do RBTRANS, Ítalo Cesar, a presença do Ministério Público na reunião se fez necessária para que fossem apresentados os itens de uma portaria que regulamenta a manutenção preventiva das rampas. “Queremos garantir que as pessoas deficientes tenham o seu direito de ir e vir conservados”, afirma.

O sistema de transporte coletivo de Rio Branco possui cerca de 75% de sua frota com ônibus adaptados aos deficientes. “Segundo uma portaria de 2009, todas as empresas já deveriam estar com seus veículos adaptados”, destaca o promotor Rogério Voltolini. (Agência de Notícias – MP/AC)

Sair da versão mobile