Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Neve no Sul e calor de 40ºC no Norte revelam contrastes de temperatura

O dia amanheceu nevando na Serra Catarinense nesta quarta-feira (26). A temperatura chegou a quase -6ºC, mas com o vento a sensação térmica era de -30ºC. A neve em plena primavera não é comum e é chamada de neve tardia.

Os gaúchos também tiveram neve em três cidades. Em Bom Jesus, os termômetros marcaram -1ºC. Em Rio Grande, no sul do estado, as pedras de gelo destruíram plantações de morango.

O frio da região sul não passou nem perto de alguns estados do norte e nordeste brasileiro. EmPalmas, no Tocantins, por exemplo, os termômetros chegam a 40ºC. Porém, o contraste é tão grande que algumas regiões no norte – no Acre e no sul do Amazonas – vão enfrentar frio nos próximos dias.

A frente fria levou muita chuva para o centro-sul do Brasil. Na região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Petrópolis precisou acionar as sirenes de alerta em oito pontos da cidade. Elas tocaram no fim da manhã em bairros considerados de risco.

As famílias estão sendo levadas para abrigos, como escolas e igrejas. Chove desde ontem (25) e, com isso, o solo fica frágil. Houve registros de deslizamento de terra e queda de árvores durante a manhã, mas não há feridos. A preocupação, segundo a Defesa Civil, é quanto à previsão de chuva até o fim do dia na região. (Jornal Hoje)

Sair da versão mobile