Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do rio está estabilizado e grande temporal pode acontecer na quarta-feira

Nível do rioO Rio Acre, que abrange a área onde está concentrada a maior parte da população do Estado, estabilizou seu nível nos últimos dias, apesar de estar abaixo da média anual. A estiagem dura há mais de dois meses e chuvas fracas estão sendo registradas na capital e no interior.

Segundo o Coronel Oliveira, coordenador da Defesa Civil Estadual, o nível das águas está acima dos dois metros. “O rio está em 2,17m e a média dele é 3,09m. Em 2011, nesse mesmo período, a medição era de 2,15. O nível mais baixo que ele chegou neste ano foi 1,86m. Houve uma chuva em todo o Estado no último sábado, que contribuiu bastante”.

A previsão aponta uma maior quantidade de chuva na região apenas para o próximo mês. “Agora, com as proximidades do mês do outubro, as chuvas irão começar. Nesse momento, por enquanto, não há mais possibilidades do nível do rio baixar”, explicou o coordenador.

O metereologista Davi Friale afirmou que um temporal está previsto para a quarta-feira. “Poderemos ter chuvas rápidas hoje em pontos isolados. No dia 26 há possibilidades da chegada de uma frente fria com muitos ventos e temporais violentos em todo o Estado. Será de densidade moderada e as temperaturas podem chegar à 15 graus”.

O frio irá durar até o final da semana. “Na quinta-feira e na sexta-feira, os dias amanhecerão com temperaturas mais baixas, entre 15 e 17 graus. A máxima não irá passar dos 27 graus. Após a frente fria, que irá até domingo, o tempo irá voltar a ficar seco”, concluiu Davi.

Sair da versão mobile