“A cidadania chegou. Nós nos sentíamos aqui discriminados. Mas fomos reconhecidos”. A frase é do senhor Ozéias Vasconcelos, morador a mais de 40 anos da rua Almirante Jaceguai, próximo à Isaura Parente e defini bem as obras de intervenção realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) no local.
O morador acrescenta, ainda, que agora os imóveis da região serão valorizados. Outro aspecto comemorado por Vasconcelos é a questão da segurança. “Agora a equipe do Samu pode prestar atendimento, se precisar. A Polícia Militar pode fazer a ronda”.A rua que antes dava lugar ao mato e a lama, hoje vive uma nova realidade. São mais de 300 metros de rua que estão sendo beneficiados. Na primeira etapa, a Emurb fez a drenagem do solo, pois o local era uma área alagadiça. Além de rede de esgoto, os moradores também terão água tratada, segundo o encarregado da obra, no local, José Dairton.
Mas a Rua Almirante Jaceguai não é a única beneficiada pela Prefeitura de Rio Branco, na região. A Emurb está fazendo intervenções nas ruas Bom Destino, Edmundo Pinto e Fernando Lira. Todas fazem parte do Programa de Gestão Participativa (PGP). Por meio dele, a comunidade decide junto com a prefeitura as áreas de maior prioridade em cada regional.
De acordo com o presidente da Emurb, Jackson Marinheiro, a previsão para a conclusão da obra é até o final de outubro. “Essas ruas estão no nosso PGP e tem previsão para serem concluídas até o fim de outubro”, disse Marinheiro.
De acordo com Marinheiro a urbanização da Almirante Jaceguai é um sonho antigo dos moradores. A rua que antes não dava acesso à Isaura Parente agora está interligada, facilitando o fluxo de veículos, além de se tornar mais uma alternativa aos condutores que trafegam pelo local.
As obras de intervenções nas ruas citadas estão orçadas em torno de R$ 950.000. Os recursos são do BNDES através de convênio com o governo do Estado. (J Pinheiro / Assessoria Emurb)