O Senai/AC, iniciativa do Sistema Fieac, formou 214 profissionais nas áreas tornearia mecânica, eletricidade de linhas elétricas de alta e baixa tensão, eletricidade predial e auxiliar administrativo, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da Casa da Indústria, na manhã dessa quinta-feira, 20 de setembro, com a presença do diretor regional da instituição, João César Dotto; do prefeito Raimundo Angelim e da secretária Municipal de Ação Social, Estefânia Pontes.
Segundo Dotto, a Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), desempenhou a função de demandante do Senai. O processo seletivo dos participantes ficou sob a responsabilidade dos 7 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Criado pela Lei Nº 12.513/2011, o Pronatec prevê a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, tendo como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional.
O formando no curso de Auxiliar Administrativo, Romário Barros de Souza, foi um dos mais ovacionados pelo público ao receber seu certificado. “Apesar de ser deficiente visual, em nenhum momento senti que fui tratado diferente dos demais nem tive dificuldade alguma em participar do curso. Agradeço muito pela oportunidade”, declarou.
“O Pronatec é um dos mais ambiciosos e ousados programas na área da educação profissional. Nós e outras instituições do Sistema S entramos como ofertantes dos cursos e o governo, no caso a Prefeitura, como demandante. Os cursos do Senai são extremamente práticos, com carga horária de pelo menos 160 horas, deixando o aluno realmente apto para o mercado de trabalho”, declarou Dotto.
Dentro da iniciativa, o governo federal destinou ofertas de vagas específicas para as famílias dos programas sociais, priorizando os beneficiários do Programa Bolsa Família e do benefício de Prestação Continuada. “O Senai é uma das instituições da área técnica mais sérias do país, sendo, inclusive, uma das poucas reconhecidas internacionalmente. Portanto, vocês estão tendo o privilégio de bater no peito e dizer que se formaram lá, com professores altamente capacitados. Só peço que não parem por aqui, continuem se capacitando para galgar posições na vida pelos seus méritos, esforço e competência. A vida é nunca parar de se qualificar, pois os melhores sempre terão oportunidades”, alertou Angelim. (Ascom Fieac)