Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ranking da Folha coloca a Ufac em 76º lugar entre as universidades brasileiras

Ufac rankingA Universidade Federal do Acre (Ufac) passa por uma greve que já dura mais de 100 dias, elegeu a sua nova Reitoria e agora já tem mais um novo desafio para crescer: melhorar sua posição no ranking nacional das universidades brasileiras elaborado pela Folha de S. Paulo, o RUF. A lista é feita com base na qualidade da instituição, medida pela Folha através de critérios próprios que são usados como padrões internacionais, tais como indicadores de Ensino, Pesquisa, Mercado e de capacidade de Inovação. Ao todo, o ranking avalia 191 faculdades de todo o país.

Nele, a Universidade do Acre aparece na parte intermediária da tabela, em 76º lugar. A nota geral da Ufac foi de apenas 34,72 pontos (de 100 possíveis). A instituição tirou dois 0, na sua qualidade de Ensino e qualidade de Inovação. A parte de Pesquisa foi onde a Ufac mais somou  pontos: 32,74. A qualidade da Ufac no Mercado é de 1,98 pontos. Estas duas notas juntas (1,98 mais 32,74) foi que totalizaram a nota geral da Federal acreana.

No quesito Pesquisa, a Folha analisa 9 itens, como a proporção de docentes com doutorado, número de artigos científicos por docente, número de publicações no Scielo, etc. Em Ensino, é feita uma pesquisa com 597 pesquisadores do CNPq e eles dizem as 10 melhores faculdades do país. Na parte de Mercado, o Datafolha entrevista 1.212 profissionais dos recursos humanos de empresas brasileiras e eles opinam qual a instituição pesa mais para a contratação nas suas empresas. Já Inovação é medida pela quantidade de pedidos de patente de cada universidade.

A 1ª colocada no pódio da Folha foi a Universidade de São Paulo (USP), com uma nota geral de98,78 pontos, seguida da Federal de Minas Gerais (UFMG, 91,76 pts), do Rio de Janeiro (UFRJ, com 91 pts), do Rio Grande do Sul (UFRGS, com 88,73 pts) e de Campinas (Unicamp, com 86,28 pts). As piores universidades avaliadas foram a Estadual de Roraima (UERR, com 0,29 pts), a Virtual do Maranhão (Univima, com 0,47 pts) e a da Regiãod e Campanha/RS (Urcamp, com 0,52 pts).

A faculdade da Região Norte melhor posicionada foi a Federal do Pará (UFPA), que teve 61,92 pontos e ficou em 24º lugar. A do Amazonas, a Ufam, ficou em 43º lugar, com 49,71 pontos. A Federal acreana foi a 3ª melhor da região, seguida da de Rondônia, a Unir, com 26,45 pts em 111º.

Apenas a Ufac entrou no ranking da Folha (que diz avaliar universidades ‘mais completas’).

Sair da versão mobile