Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sejudh divulga edital para financiar atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Edital csejudhA Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial divulgou, na manhã de hoje, o edital para financiar as atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

De acordo com Nilson Mourão, secretário de Justiça e Direitos Humanos, a ação faz parte de políticas públicas incentivada pelos governos. “A Sejudh tem um compromisso com a promoção da igualdade racial. É uma política pública da presidente Dilma e do governador Tião Viana para o nosso Estado. Uma forma de colaborar e contribuir, através de um convênio celebrado com o Governo Federal, é selecionar projetos para a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra. Essas ações serão executadas por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos e para isso há uma comissão de pessoas insentas, que não são nem dessas entidades e nem da secretaria. São professores, ativistas do movimento social que vão examinar as propostas”.

As atividades deverão tratar de temas que reforcem expressões culturais afrobrasileiras e indígenas, explicou José Arimatéia, diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial. “Esse é o primeiro edital do Estado que trata especificamente da cultura afro brasileira. É uma luta que já vem de anos atrás, a partir do momento em que vivemos em um local onde não era reconhecida a existência da população negra. Há algum tempo atrás, o deputado estadual Moisés Diniz fez uma lei, onde foi criada a semana da consciência negra e que o Estado deve fomentar a cultura que nasce nos movimentos sociais. O Estado irá cobrir essa lacuna histórica para realizar ações de protesto com carater lúdico, para resgatar a cultura. As nossas expectativas é de atender desde o samba ao hip-hop, a capoeira, cultura indígena e dos terreiros. Esperamos que a sociedade mostre a demanda represada que existe no Acre”.

Apenas três projetos serão selecionados e receberão um financiamento. “Os projetos escolhidos serão incentivados com R$ 15 mil. O edital prevê todas as possibilidades possíveis de propostas apresentadas. A comissão formada por Eudmar Nunes, Derivaldo Albuquerque, Kátia Neves, Afrânio Moura e Andryo Gatinho, examinará e vai premiar três propostas”, informou Nilson Mourão.

As inscrições iniciaram ontem e serão realizadas até o dia 10 de outubro. O resultado será divulgado no dia 23 de outubro.

Sair da versão mobile