Terá início amanhã, 18, a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é evidenciar o assunto, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes da importância da educação e da gentileza no trânsito. Serão oito dias de extensa programação repleta de ações que englobam a segurança viária.
Com o slogan “não exceda a velocidade, preserve a vida”, a Semana Nacional de Trânsito busca chamar a atenção de todos para o grande número de acidentes envolvendo o excesso de velocidade.
A abertura oficial será em Cruzeiro do Sul, cidade acreana que apresentou os melhores índices de redução de acidentes. Na ocasião será oferecida uma palestra para alunos das escolas Flodoardo Cabral, Manoel Braz de Melo, Marcílio Nunes, Juarez Ibernon e Maria de Nazaré Santiago.
Arrastões, teatro de rua, panfletagem, visita às escolas e marcha pela paz no trânsito são algumas das ações previstas para a programação em Cruzeiro do Sul. Já em Rio Branco, haverá palestras Álcool Zero nas escolas, blitze educativas, atividades recreativas no Via Verde Shopping e abraço simbólico ao Palácio Rio Branco.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que este ano serão trabalhados como público alvo jovens entre 18 e 25 anos e também motociclistas, pois eles são considerados mais vulneráveis e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. “Mas também iremos trabalhar para atingirmos condutores, pedestres e ciclistas. Quanto maior o número de pessoas alcançadas, melhores resultados teremos’, frisou.
Palácio Rio Branco será iluminado de amarelo
Durante o período de 18 a 25 deste mês, o Palácio Rio Branco será todo iluminado com luzes amarelas, cor símbolo do trânsito. “Assim, todos que passarem por lá lembrarão que estamos trabalhando atividades para contribuir com a conscientização e tentando envolver ao máximo a sociedade”, disse Sawana Carvalho.
I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre
O destaque da semana será no dia 21 de setembro, com a realização do I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre, que terá a participação da coordenadora do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Cristina Hofmann. Ela ministrará palestra sobre a qualidade e importância do instrutor de trânsito no plano da Década da Segurança Viária.
“Os Desafios do Trânsito no Século XXI e Mudança de Comportamento”, “Aprovação como Resultado de um Processo”, “O Comportamento Humano no Trânsito”, “A Recente Evolução Urbana de Rio Branco no Conceito Mobilidade”, “Consequências da Imprudência de Trânsito na Saúde” e “Operação Álcool Zero” serão temas abordados nas diversas palestras que serão oferecidas durante o fórum. (Assessoria Detran)