22 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Seminário discute manejo florestal na Amazônia

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/09/2012 - 18:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Embrapa realiza, entre os dias 10 a 12 de setembro, o seminário Manejo Florestal na Amazônia, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC).  A abertura será realizada às 19 horas, na segunda-feira (10 de setembro) e as discussões ocorrem entre às 8h30 e 17h30 na terça e quarta-feira.
 
Durante o evento, serão apresentados resultados de três anos de pesquisas realizadas em toda região Norte sobre manejo florestal madeireiro. Também será discutida a implementação de uma rede composta pelos três segmentos que compõem o manejo florestal: iniciativa privada, órgãos públicos de gestão ambiental e pesquisa.
 
De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Marcus Vinício d`Oliveira, que participa do projeto, uma das principais contribuições das pesquisas refere-se ao planejamento do manejo florestal, etapa que garantirá o sucesso das operações em campo. “Capacitamos cerca de 800 écnicos para utilizarem o Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), tecnologia que integra o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto (SR) para planejar, executar e monitorar as atividades de manejo com alta precisão. No total, foram aproximadamente 100 mil hectares manejados em florestas nativas dos cinco estados do norte”, afirma Ribas.
 
Outro avanço importante apontado por D`Oliveira foram os resultados obtidos com o Lidar (Light Detection And Ranging), ferramenta que “escaneia” as florestas com alta resolução, gerando vários modelos digitais do terreno em 3D. “A Floresta do Antimary, no Acre, foi a primeira floresta tropical nativa da Amazônia a ser “escaneada” com o Lidar. Entre os resultados, está o modelo que mostra claramente as áreas alteradas pelas operações de manejo florestal nos últimos dois anos”, diz. Segundo o pesquisador, na próxima etapa desse projeto serão desenvolvidas ferramentas de monitoramento da floresta em tempo real, que permitirão a coleta automática de dados.
 
 O evento marca o encerramento do Projeto Manejo Florestal na Amazônia, coordenado pela Embrapa Acre e que conta com a participação de todas as Unidades da região norte. Foram investigadas questões relativas à dinâmica de florestas e ciclo de corte, indicadores econômicos, ambientais e sociais do manejo florestal e técnicas silviculturais em diversas florestas amazônicas. “Mas não queremos parar por aí, a ideia é formularmos um projeto que dará continuidade à essas pesquisas”, diz Ribas.
 
Discussão em rede
Segundo o pesquisador da Embrapa Acre, Luciano Ribas, organizador do evento, a Rede de Manejo Florestal é um esforço para integrar os diferentes setores envolvidos manejo dos recursos florestais. “Trata-se de um canal de diálogo entre os três setores. Hoje, os pesquisadores estão bem integrados à Rede, mas queremos a presença efetiva da iniciativa privada e dos órgãos de gestão ambiental. A ideia da rede é contribuir para a formulação de políticas públicas que beneficiem o setor florestal e o tornem mais competitivo e mais sustentável”, afirma.
 
O Seminário Manejo Florestal na Amazônia conta com o apoio do Governo do Acre, Associação de Manejadores de Madeira (Assimanejo), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Serviço Florestal Brasileiro. (Ascom Embrapa Acre)

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

SGA faz retificações no Edital do concurso da Polícia Civil

Próxima Notícia

Rede de Humanização integra representantes da sociedade civil organizada

Mais Notícias

Campanha da ACISA injeta R$ 23,8 milhões no comércio de Rio Branco; sorteio será nesta sexta-feira
Geral

Campanha da ACISA injeta R$ 23,8 milhões no comércio de Rio Branco; sorteio será nesta sexta-feira

22/01/2026
Taxistas recuam de bloqueio nas BRs após reunião e promessa de combate ao transporte clandestino
2º destaque

Taxistas recuam de bloqueio nas BRs após reunião e promessa de combate ao transporte clandestino

22/01/2026
Foto: Arquivo/Saerb
5º destaque

Manutenção em bomba da ETA 2 deixa bairros de Rio Branco sem água; previsão é de normalização até o fim de semana

22/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Terror, ficção científica e clássico épico marcam estreias desta quinta-feira no Cine Araújo, em Rio Branco

22/01/2026
Foto: Divulgação
6º destaque

Sisu 2026 entra na reta final; veja os cursos com as maiores notas de corte na Ufac

22/01/2026
Allesson de Souza Araújo, aluno da Escola Cívico-Militar Aldaci Simões, alcançou 960 pontos na redação do Enem 2025. Foto: Mardilson Gomes/SEE
4º destaque

Estudante de escola pública do Acre tira 960 na redação do Enem: “vou lutar para alcançar a profissão que eu almejo”

22/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Rede de Humanização integra representantes da sociedade civil organizada

Deputada quer lobby antilegalização de carro roubado na Bolívia

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre