Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesai divulga resultados de ação piloto de atendimento para indígenas no Acre

Atendimento indígenaUma saúde indígena de qualidade já foi alvo de vários protestos de índios no Acre. Porém, esta é uma realidade que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) está tentando mudar nos últimos anos. Por isso, a Sesai começou ontem, dia 28, o cadastramento dos profissionais de saúde voluntários que têm interesse em atuar em ações emergenciais de atendimento à população indígena em todo o Brasil. 

Como exemplo de uma ação emergencial bem sucedida, a Sesai divulgou um balanço do trabalho piloto prestado por profissionais voluntários no Acre. Mais precisamente, a ação foi feita em áreas de difícil acesso nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá. A Sesai incrementou ao quadro dos dois distritos 13 médicos e 1 enfermeiro do Grupo Hospitalar Conceição. Para realizar os atendimentos com êxito, eles passaram mais de 10 dias nas aldeias do Estado.

De acordo com a Sesai, a meta era alcançar uma cobertura de atendimento de 43% no distrito do Alto Rio Purus e de 43% na população indígena do Alto Rio Juruá. Tais índices totalizariam um 9 mil índios atendidos. Só que o trabalho das equipes voluntárias foi bem mais adiante, atingindo uma cobertura de 84% no primeiro DSEI (o Purus) e 87% no segundo. No quadro geral, a Secretaria computou 2.379 atendimentos médicos, 2.201 atendimentos de enfermagem; 1.050 atendimentos odontológicos; 14 remoções de emergência e 144 encaminhamentos para serviços de referência em área de especialidades.

Para o cadastro das novas ações emergenciais de assistência à indígenas que a Sesai objetiva executar, os profissionais voluntários devem enviar seus currículos e contatos para o endereço: curriculo.sesai@saude.gov.br. Todos os currículos serão registrados em um banco de dados exclusivo da secretaria. Toda vez que a Sesai necessitar do serviço dos profissionais voluntários cadastrados, uma equipe entrará em contato previamente com ele.

Vale destacar que o trabalho voluntário para a Sesai serve como um item valioso para o currículo profissional, além de trazer uma vasta bagagem de ensinamentos, técnicas, práticas e conteúdos para o profissional.            

Sair da versão mobile