Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Temporal causa estragos no 2º Distrito

Com a forte onda de calor e o aquecimento da superfície, os temporais são propícios nessa época do ano. Um grande atingiu o 2º Distrito no último domingo. Por conta dos ventos fortes, telhados foram arrancados e várias árvores caíram. Além disso, houve uma queda de granizo.
Temporal 2
Paulo Amorim, morador da Vila Benfica teve vários prejuízos após o temporal. “Os ventos foram muito fortes. Uma janela de vidro caiu e parte da minha casa ficou destelhada. Os móveis só não molharam porque saímos afastando tudo. Ainda não tinha visto algo daquele jeito. Agora tenho que correr para concertar tudo”.

As árvores plantadas em lugares impróprios estão causando vários transtornos, explicou Eudemir Bezerra, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros. “O temporal causou vários estragos. Geralmente todos os anos essas áreas são mais afetadas. É muito comum nessa época de seca. Recomendamos que as pessoas não plantem árvores próximas às residências sem um devido planejamento. Isso nos causa um grande transtorno. Estamos com 300 cortes de árvores acumulados por conta de licenças, falta de estrutura e de efetivo. Estamos fazendo apenas aqueles cortes de extrema urgência”.

O metereologista Davi Friale informou que  novos temporais podem ocorrer nos próximos dias.  “Os meses de setembro e outubro serão marcados por intensos temporais em todo o Estado.

Alguns já aconteceram antecipadamente em agosto. Devido à forte radiação solar e a baixa umidade do ar, a superfície do solo se aquece rapidamente, fazendo com que o ar suba até o topo da troposfera, onde se resfria e pode provocar queda de granizo. Enquanto isso, a energia recebida do Sol é liberada em forma de vendavais, cujos ventos podem superar 100 km/h, causando prejuízos à população. A atmosfera, também, fica carregada de eletricidade estática, cuja energia é devolvida à superfície, através dos raios. As condições atmosféricas atuais sinalizam para violentos temporais nestes dois meses, podendo se prolongar até novembro, tanto em Rio Branco como nos demais municípios”.

Temporal 3

Sair da versão mobile