X

TRE/AC realiza concurso de frases em escolas públicas

Frases como ”Os que querem te comprar, no futuro vão te roubar”, de Rebeca Caroline de Souza, aluna da Escola Dr. Carlos Vasconcelos; ou ”Votar é uma chave. Abre portas para o futuro”, escrita por Dheniffer Silva, do Instituto Lourenço Filho, foram frases selecionadas dentre muitas outras elaboradas por alunos de escolas de ensino fundamental. Outra frase escolhida foi a de Judite Costa Ferreira, da Escola Zuleide Pereira: ”Você pode escolher em quem votar, vote e mude sua história”. E, ainda, a de Isabel Silva Brito, da Escola Theodolina Falcão Macedo: “Não vendo meu voto, não insista. Voto não se compra, se conquista”. A seleção de uma frase por escola foi feita nesta semana, por comissão julgadora especialmente nomeada.

Vinte e duas escolas públicas de Rio Branco participaram do “concurso de frases de educação política” para estudantes com idade entre 8 e 14 anos, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, através do Escola Judiciária Eleitoral. O concurso de frases também cumpre uma das metas do CNJ, de promoção da cidadania.          

É a segunda vez que o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, dentro do programa Eleitor Mais Cidadão, promove o concurso de frases. As frases escolhidas serão publicadas em outdoors da Capital, e de mais quatro cidades do interior do Estado, antes das eleições. A premiação dos alunos e escolas será feita pelo presidente, desembargador Pedro Ranzi, e pelo diretor da EJE, juiz Glenn Kelson da Silva Castro, após as eleições no plenário do Tribunal.

Para o TRE/AC é muito importante envolver alunos do ensino fundamental num projeto como esse, pois ele estimula a criatividade textual, o senso crítico, o debate sobre política e cidadania, e desperta as crianças para o exercício ético da democracia e a compreensão do processo eleitoral. Para o analista Osman Sales, secretário da EJE, “o concurso de frases mostrou-se um grande sucesso pelo envolvimento de diretores, professores e alunos das escolas, alcançando plenamente seus objetivos”. (Renata Brasileiro – Ascom TRE/AC)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: