Um técnico. Assim o economista Raimundo Angelim se definia ao assumir a prefeitura de Rio Branco, em 2004. Dois mandatos e 8 anos depois, ele diz que agora sim é também um político. Em pesquisa do Ibope, foi considerado o melhor prefeito de Capital, junto com Nelson Trad, de Campo Grande. Ambos tiveram 61% de avaliação boa e ótima. È com essa bagagem que Raimundo Angelim sai de cena em dezembro desse ano para voltar em 2014, disputando um lugar no legislativo. Federal ou estadual? Isso ele não responde, apenas ri e diz que o Partido dos Trabalhadores é que vai decidir.
Angelim diz que o executivo lhe deu muita experiência e também sabe a importância da habilidade política. “Um bom administrador, um gestor, não pode dizer sim pra tudo. Isso é importante ser levado para a vida política”, explica Angelim, ressaltando que também aprendeu muito com o PT. “Eu tinha o conceito de administrar. O PT fala em cuidar”, conta.
O prefeito da Capital espera ainda que os bons resultados possam influenciar a eleição do próximo mês. “Fazer o sucessor é o sonho de todo político. Além do mais, isso me preocupa também porque hoje sei que se a Prefeitura de Rio Branco não tiver uma administração técnica, poderá quebrar em 2 anos”, relata.
Para comemorar o resultado da avaliação do Ibope, nesta segunda-feira pela manhã, secretários municipais, vereadores, deputados e os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz fizeram uma homenagem a Raimundo Angelim, na sede do Partido dos Trabalhadores. O senador Aníbal afirmou que o Brasil vê agora o Acre com mais respeito, se referindo à posse dele na primeira vice-presidência do Senado e à pesquisa que apontou Angelim como o melhor prefeito entre as capitais. “E mais um exemplo para os jovens políticos. Um prefeito sem processos, sem escândalos”.
Jorge Viana diz que Angelim deixou o nome gravado na história do Acre. “Antes, Rio Branco era infotografável. Agora dá para escolher qual lugar bonito a pessoa quer tirar foto. E isso é só um exemplo. As pessoas não podem esquecer como era a Capital antes e como ela é agora”, relata Jorge Viana.
ADMINISTRAÇÃO
Os 61% de bom e ótimo, apontados pela população na pesquisa Ibope, segundo Angelim, é o resultado da parceria com 22 conselhos e o trabalho da equipe da administração municipal. Angelim diz que ainda tem muito que fazer até o dia 31 de dezembro: são mais 10 centros de saúde ainda para inaugurar e mais 12 obras ainda para licitar. O Centro de Saúde Barral Y Barral deve ser totalmente reestruturado.
A nova sede da Prefeitura de Rio Branco, de acordo com Angelim, também será um marco deixado por ele. O prefeito se orgulha ainda de estar deixando a prefeitura saneada com corpo técnico e de apoio concursado.